Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi promove Festival da Gastronomia Inteligente
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi promove Festival da Gastronomia Inteligente

A programação inclui palestras, visita à feira, apresentações culturais e venda de artesanato e produtos orgânicos
publicado: 14/09/2016 16h45, última modificação: 21/02/2018 14h07

Agência Museu Goeldi - A 13ª edição do Festival da Gastronomia Inteligente acontece a partir da próxima sexta-feira (16) e vai até domingo (18). Organizado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, o Festival acontece nos dias 16, 17 e 18 de setembro e conta com a participação de especialistas em nutrição e gastronomia saudável.

O evento faz parte do projeto de extensão “O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade”, coordenado por Helena Quadros, educadora da instituição.

Soberania alimentar - No dia 16, às 9h, no Auditório Paulo Cavalcante, a palestra “Segurança, soberania alimentar e nutricional na Amazônia” inaugura o Festival. Ela será ministrada pela médica nutróloga Dra. Clara Takaki Brandão, pesquisadora de alimentos regionalizados e da multimistura - uma farinha feita a partir do pó da folha da maniva, gergelim, farelo de arroz ou de trigo. A receita fornece vitaminas e minerais essenciais para o crescimento de crianças, além de prevenir e combater a anemia, a desnutrição e a mortalidade infantil.

A Dra. Clara Brandão irá falar sobre os usos da multimistura e seu valor nutricionalAlém da ministrante, também estarão presentes para contribuir com o debate Susane Rabelo e Wagner Vieira, representantes do projeto socioambiental Toró - Gastronomia Sustentável. As inscrições para a palestra serão feitas pelo e-mail bibliotecaclaragalvao@gmail.com.

Final de semana gastronômico - A programação segue no sábado dia 17 pela manhã (7h), com uma visita técnica à Feira de Orgânicos, na Praça Batista Campos, também guiada pela Dra. Clara.

Para encerrar o Festival, no dia 18, acontecerá a Expo-Feira Arte Goeldi, no Parque Zoobotânico. A Feira será composta de stands de artesãos, organizações não-governamentais e o projeto Toró - que vai comercializar produtos orgânicos, como um bolinho de batata com recheio de queijo do Marajó defumado, sem farinha de trigo, e brigadeiros de cacau orgânico com castanha do Pará -, além contar com apresentações de grupos folclóricos e arte-educadores do Museu Goeldi.


Serviço -

Palestra “Segurança, soberania alimentar e nutricional na Amazônia”

Participação: Dra. Clara Brandão

Data: 16/09

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório Alexandre Ferreira, Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376, São Braz - Belém)

 

Visita técnica à Feira de Produtos Orgânicos

Participação: Dra. Clara Brandão

Data: 17/09

Horário: 7h

Local: Praça Batista Campos

 

Expo-Feira Arte Goeldi

Data: 18/09

Horário: 9h às 13h

Local: Bambuzal, no Parque Zoobotânico do MPEG (Av. Magalhães Barata, 376, São Braz - Belém)


Texto: Juliana Araujo