Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi participa de Semana de Cooperação científica com a França

Museu Goeldi participa de Semana de Cooperação científica com a França

A instituição recebeu visita do embaixador da França no Brasil e assinou protocolo de intenções com institutos de pesquisa franceses. Seminário amanhã (15) deve avançar nas negociações para implantação de projetos.
publicado: 14/06/2016 16h00, última modificação: 23/02/2018 15h08

Agência Museu Goeldi - Ao longo dos 150 anos de atuação do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) na Amazônia, seus pesquisadores estabeleceram uma tradição de cooperação com cientistas franceses. Áreas como Antropologia e Linguística, Ciências da Terra e Ecologia, além de Zoologia, Museologia, Comunicação Pública da Ciência já foram trabalhadas conjuntamente.

dia 14 - visita embaixador frança - fotos matéria2Para discutir o histórico e o futuro dessas parcerias, o Campus de Pesquisa do Goeldi recebe nessa quarta-feira (15), a partir das 8h30, o Seminário "Biodiversidade, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável: questões de pesquisa e valorização”. A entrada é livre e gratuita a todos os interessados.

O Seminário, coordenado pelo antropólogo do MPEG Roberto Araújo, faz parte da Semana de Cooperação Científica Franco-Paraense. Com o tema “Cooperação, pesquisa científica e políticas públicas para um desenvolvimento sustentável na Amazônia”, a Semana acontece entre os dias 13 e 17 deste mês, em comemoração aos 400 anos da cidade de Belém.

Programação – Além do balanço da cooperação francesa com o MPEG, o Seminário do dia 15 contará com duas mesas redondas: “Ecologia, Meio Ambiente e Biodiversidade” e “Ciências humanas e sociais: linguística, antropologia e geografia”.

Estarão presentes Frédéric Huynh, representante do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) da França, e Jean-Luc Battini, diretor regional do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD) francês.

O evento contará também com a presença do diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Jr., do representante da Embaixada da França no Brasil, Philippe Martineau, e do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Pará, Alex Fiúza.

Os ex-diretores do MPEG, Adelia Engrácia de Oliveira, Peter Mann Toledo e Ima Vieira também estarão nas mesas redondas, junto a pesquisadores que participaram dos primeiros projetos de cooperação com a França, como Maria Thereza Prost e Francisco Queixalos.

Embaixador - Na segunda (13), durante a abertura oficial da Semana de Cooperação Científica Franco-Paraense, o diretor do MPEG, Nilson Gabas Jr. assinou Protocolo de Intenções de Cooperação técnico-científica com o IRD e CIRAD.

O protocolo de intenções com o IRD inclui possibilidades de intercâmbio de pesquisadores, atividades de pesquisa conjuntas, organização de exposições e parceria para captação de recursos. Já o protocolo de intenções com o CIRAD prevê projetos conjuntos em temas como biodiversidade, agricultura familiar e desenvolvimento territorial sustentável, além da participação do CIRAD no recém-aprovado Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia “Biodiversidade e uso da Terra na Amazônia – CONSOBIO”, com sede no MPEG.

dia 14 - visita embaixador frança - fotos matéria1Após a assinatura dos protocolos, o diretor do Museu Goeldi recebeu o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, o diretor do Instituto Francês do Brasil, Alain Bourdon, e o Consul Honorário da França, Sergio Galvão, para uma breve apresentação sobre o Museu Goeldi e um passeio pelo Parque Zoobotânico da instituição.

A partir do Seminário no dia 15, os protocolos de intenções devem começar a evoluir para negociações e a formatação de um acordo de cooperação com projetos específicos.

O Museu Goeldi – É a instituição de pesquisa mais antiga da Amazônia, fundada em 1866. Além de sua base física mais conhecida, o Parque Zoobotânico, com foco na educação ambiental e patrimonial, o MPEG atualmente oferece, junto com seus parceiros, 6 cursos de Pós-Graduação e mantém 18 coleções científicas que reúnem mais de 4,5 milhões de itens tombados.  Suas linhas de pesquisa são organizadas em quatro coordenações: Ciências da Terra e Ecologia, Botânica, Zoologia e Ciências Humanas.

Texto: Uriel Pinho

Serviço

Local: Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do MPEG. Av. Perimetral 1901, Terra Firme, Belém.

Entrada Livre e gratuita. Tradução simultânea Francês <-> Português

Coordenação: MPEG – IRD

Participação: UFRA, CNRS, UFPA, MNHN, CIRAD, INPE, UG, EMBRAPA

8h30-9h: Abertura