Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi no maior evento científico da América Latina

Museu Goeldi no maior evento científico da América Latina

Reunião Anual da SBPC chega a sua 71ª edição que começa neste domingo (21), na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Pesquisadores e técnicos do Museu Goeldi participam do evento destacando a importância da instituição para o desenvolvimento da ciência e inovação no Brasil, em especial na Amazônia.
publicado: 19/07/2019 11h15, última modificação: 19/07/2019 11h16

Agência Museu Goeldi – Cerca de 15 mil pessoas devem passar pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada entre os dias 21 e 27 de julho. A 71ª edição do evento tem como tema “Ciência e inovação nas fronteiras da bioeconomia, da diversidade e do desenvolvimento social”. A participação do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) envolve pesquisadores, técnicos e colaboradores que integram a programação de palestras e exposições.

ExpoT&C – A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Entre os já tradicionais expositores, está o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com seus institutos de pesquisa, entre os quais está o Museu Goeldi.

Neste ano, o estande do Museu Emílio Goeldi vai destacar a importância da instituição para o desenvolvimento da ciência brasileira, sobretudo a região amazônica. Com destaque para as ações de popularização da ciência e inovação, serão apresentados no espaço kits e jogos educativos produzidos pelo Clube do Pesquisador Mirim (Serviço de Educação/MPEG), réplicas de fósseis e animais taxidermizados, além de publicações e vídeos institucionais.

Avenida da Ciência – Voltada para a exposição da produção científica de seus institutos de pesquisa, o MCTIC irá realizar nesta edição do evento a Avenida da Ciência. Cinco pesquisadoras do Museu Goeldi participam com palestras sobre ecossistemas amazônicos, biodiversidade, coleções biológicas, ciência e inovação e sustentabilidade.

Na segunda-feira (22), a diretora do Museu Goeldi, Ana Luisa Albernaz, apresenta a palestra “Ecossistemas amazônicos: diversidade, potenciais e riscos”. Na quarta-feira (24), a diretora também participa de mesa redonda sobre os biomas do Brasil, ao lado do pesquisador Sérgio Lucena Mendes, diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), e do pesquisador Salomão de Sousa Medeiros, diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

A bolsista do Programa de Capacitação Institucional, Daiane Aviz, participa com a palestra “Coleções biológicas do Museu Paraense Emílio Goeldi: 150 anos de história, estado atual e perspectivas futuras”, que será realizada também na quarta-feira (24). No dia seguinte (25), a coordenadora de Museologia do MPEG, Sue Costa, apresenta a palestra “O papel do Museu Goeldi na construção da ciência, inovação e diversidade para o desenvolvimento social”.

Na sexta-feira (26), a pesquisadora Maria de Lourdes Ruivo encerra a participação do Museu Goeldi na Avenida da Ciência com a palestra “Sustentabilidade socioambiental em sistemas florestais naturais e alterados na Amazônia paraense”. A programação completa da 71ª Reunião Anual da SBPC está disponível no site.

Reunião Anual da SBPC – Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, geralmente em universidades públicas. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Participam, ainda, autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país.

Em 70 anos de existência, é a primeira vez que o Mato Grosso do Sul será palco do evento. A abertura da 71ª Reunião Anual da SBPC será realizada no dia 21 de julho, às 18h, no Teatro Glauce Rocha.