Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi lança novo portal institucional

Museu Goeldi lança novo portal institucional

Com novo design e organização, a instituição surge de cara nova nesta semana na web
publicado: 05/09/2013 16h30, última modificação: 15/08/2017 09h11

Agência Museu Goeldi – Conteúdo multimídia, interação com o usuário, informações institucionais e muito mais notícias sobre ciência, Amazônia e sociobiodiversidade. Estas são algumas das novidades que poderão ser conferidas no novo Portal do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG, a partir do dia 06 de setembro. A estrutura foi inteiramente desenvolvida pelo Serviço de Tecnologia da Informação – STI/MPEG e o conteúdo será gerido pelo Laboratório de Comunicação Multimídia do Museu Goeldi.

O novo portal apresenta design dinâmico, melhorias na arquitetura da informação e infraestrutura, além de conteúdo diferenciado. Nele estão reunidas informações sobre o MPEG, programas, projetos, coleções, pesquisas, exposições, cursos, bibliotecas, publicações, canais temáticos, galerias de vídeos e imagens, periódicos, agência de notícias, o jornal Destaque Amazônia, seção para imprensa e integração com os perfis nas redes sociais FacebookTwitter e Youtube, além de um feed de notícias.

O novo Portal terá sua equipe de gestão coordenada pela MSc Joice Santos, jornalista do Serviço de Comunicação e coordenadora do Laboratório de Comunicação Multimídia – Labcom, e o Dr. Marcos Paulo Sousa, coordenador de projetos de TI do Serviço de Tecnologia da Informação e do Núcleo de Biogeoinformática do PPBio Amazônia Oriental.

Identidade visual e infraestrutura – A arquitetura de informação foi pensada para apresentar o Museu Goeldi para o imenso público da web. “O Portal que temos hoje, o antigo, é o reflexo do organograma da instituição, ou seja, é mais para o público interno do que externo, por isso, a partir da consultoria, foi pensado um Portal que valorizasse mais a interação com o usuário”, afirma Michael Ferreira, webdesigner e desenvolvedor da nova identidade visual do Portal, inspirada na natureza amazônica. A consultora do novo portal MPEG foi  Sônia Aguiar Lopes, Doutora em Comunicação e Ciência da Informação, atualmente professora do PPGCom e do Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental da Universidade Federal do Sergipe.

O processo de desenvolvimento da nova identidade durou cerca sete meses, e contou com uma equipe de cinco profissionais do Serviço de Tecnologia da Informação do MPEG. Os antigos banners estáticos que anunciavam eventos, bem como a estrutura em colunas, foram substituídos por um visual mais limpo e atrativo para o usuário, com banners maiores e com visualização dinâmica.

Também ocorreram melhorias na infraestrutura, proporcionando um ambiente mais adequado para que o site esteja no ar, bem como hospedá-lo e facilitar seu desenvolvimento. O Portal, que antes estava hospedado em um servidor com código fechado, “hoje se encontra em uma máquina virtual instalada dentro do novo servidor de alta peformance Blade do MPEG, utilizando software livre (open source) e sistema de gestão de conteúdo (CMS), o que permite uma maior facilidade para a atualização”, afirma Anderson Paixão, responsável pela infraestrutura do Serviço de Tecnologia da Informação (STI) do MPEG. Com a nova arquitetura, as informações poderão ser atualizadas por cada coordenação do Museu, descentralizando e facilitando as atualizações internas.

Mais conteúdo – Ao acessar o Novo Portal, o usuário encontrará as notícias produzidas pela Agência Museu Goeldi, mantido pelo Serviço de Comunicação Social (SCS), bem como terá disponível galeria de imagens, vídeos de bolso produzidos com tecnologias móveis, além de reportagens multimídia reunindo som, vídeo, fotografia e texto. A estrutura mais dinâmica também facilita o acesso aos periódicos tradicionais da instituição, como as edições de Ciências Humanas e Naturais do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi e o jornal Destaque Amazônia, publicações pioneiras em seus campos editoriais.

As atualizações e gestão do conteúdo do Novo Portal MPEG serão conduzidas pelo Laboratório de Comunicação Multimídia – LabCom, estrutura vinculada ao SCS e que iniciou como um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. Além desenvolver a produção multimídia de programas e projetos para a web, o LabCom é responsável pela inserção do MPEG nas mídias sociais. Acesse aqui para saber mais sobre o MPEG nas redes.

O Museu que se renova – O novo Portal é um grande passo do Museu Paraense Emílio Goeldi rumo às novas tecnologias web, oferecendo maior interatividade com usuário e com as redes sociais, alinhado aos padrões do Governo Federal de acessibilidade, além de permitir a construção de conteúdos dinâmicos com maior participação das coordenações do Museu Goeldi, afirma Marcos Paulo.

O lançamento é também uma preparação do que há por vir nas comemorações de 150 anos do Museu Goeldi, em 2016.

Serviço – Lançamento do novo Portal do Museu Paraense Emílio Goeldi. Dia 06 de setembro, às 11:30 horas, no auditório do Campus de Pesquisa, e pelo endereço www.museu-goeldi.br

Texto: Paola Caracciolo