Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi integra Memória do Mundo

Museu Goeldi integra Memória do Mundo

O “Mapa Etno-Histórico do Brazil e Regiões Adjacentes”, do etnólogo Curt Nimuendajú, foi aprovado para compor o patrimônio documental reconhecido mundialmente do Programa Memória do Mundo, da Unesco
publicado: 07/11/2012 13h00, última modificação: 05/08/2017 09h06

Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) agora integra, oficialmente, o Memória do Mundo por meio do Mapa Etno-Histórico do Brazil e Regiões Adjacentes elaborado pelo etnólogo alemão Curt Nimuendajú em 1943. Integrando o acervo da Coordenação de Informação e Documentação (CID) do Museu Goeldi, o documento reúne informações sobre todas as etnias indígenas que habitam o território brasileiro desde o século XVI e foi aprovado para compor o Programa Memória do Mundo (Memory of the World - MOW), da Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no final de setembro.

O Memória do Mundo foi criado em 1997 com o intuito de promover o patrimônio documental com relevância universal. A coordenadora de Informação e Documentação do Museu, Aldeídes Camarinha, afirma que, desde os anos 1980, nutria a vontade de ver o Mapa Etno-Histórico do Brazil e Regiões Adjacentes, de Nimuendajú, reconhecido mundialmente, desejo atenuado pela reedição viabilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) naquela década. “Foi o primeiro documento que nos veio à mente quando vimos o Edital do MOW Brasil”, acrescenta.

De acordo com Aldeídes, a nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil não implica tombamento ou transferência de propriedade do Mapa de Curt Nimuendajú e nem em aporte de recursos financeiros. A aprovação desse documento cartográfico para integrar o Memória do Mundo representa, sim, o reforço de um compromisso há muito abraçado pelo Museu de preservar tanto o suporte físico quanto o conteúdo e, também, a segurança dele. Agora, o Goeldi enviará, anualmente, informações sobre a conservação, o tratamento técnico e a difusão dodocumento para o Comitê Nacional do MOW.

Mapa – Documento do gênero cartográfico, o Mapa Etno-Histórico do Brazil e Regiões Adjacentes é colorido e foi produzido há 69 anos pelo etnólogo nascido na Alemanha, em 1883, sob o nome de Curt Unckel, trocado em 1906, por sugestão da tribo dos Guarani-Ñandeva, para Curt Nimuendajú, o qual significa fazer moradia. A vasta e variada instrução sobre as etnias, línguas e troncos linguísticos dos habitantes do Brasil nos séculos passados faz do Mapa um documento erudito, cuja síntese de coleta e agrupamento de amplas informações também impressiona a comunidade científica. Daí ser considerado um documento sui generis.

“Dá visibilidade à história das populações indígenas, pois, além de ser um instrumento de pesquisa, mostra as tribos e famílias lingüísticas distribuídas e em expansão pelo Brasil e regiões adjacentes”, informa Aldeídes. O Museu Goeldi receberá o diploma pela nominação do Mapa no Registro Memória do Mundo do Brasil no dia 4 de dezembro, em cerimônia no Rio de Janeiro. Em processo de restauração atualmente, o Mapa de Curt Nimuendajú deve estar disponível para apreciação pelo grande público em julho de 2013.

Texto: Antonio Fausto