Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi integra a exposição Amazônia Mundi

Museu Goeldi integra a exposição Amazônia Mundi

O evento leva ao mundo a região amazônica em vídeos, fotos e instalações cenográficas
publicado: 28/11/2013 16h00, última modificação: 22/08/2017 14h38

Agência Museu Goeldi - Os números da maior área de floresta tropical contínua do planeta é proporcional ao seu tamanho. A região inclui territórios pertencentes a nove nações. São sete milhões de quilômetros quadrados dos quais cinco milhões e meio de quilômetros são cobertos pela floresta tropical. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. É um dos seis grandes biomas brasileiros.

Sua grande importância para o planeta fez com que uma mostra gratuita fosse montada há dez anos, para além de evento artístico, também ser educacional. Amazônia Mundi apresenta as principais questões existentes no imaginário humano sobre a “Grande Floresta Amazônica” e, ao mesmo tempo, informa quanto a situação atual da região e sua importância para o planeta.

O Museu Paraense Emílio Goeldi participa da edição da Amazônia Mundi 2013-2015, que acontece na cidade de São Paulo (SP), no período de 29 de novembro de 2013 e fica em cartaz por 17 meses. A edição conta com vídeo e fotografias da Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), base de pesquisas científicas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), que fez 20 anos de existência nesse outubro de 2013. Outras produções em vídeo apresentam também o Censo da Biodiversidade, o Catálogo “Espécies do Milênio”, o livro “Caxiuanã: paraíso ainda preservado” e a cobertura da V Olimpíada de Caxiuanã.

As obras serão expostas no SESC Itaquera e as informações integram materiais de divulgação e publicações relacionadas ao projeto AMAZÔNIA MUNDI. O evento convida o público a voltar seus olhos para a região amazônica. A idéia é valorizar e apresentar a Amazônia para o mundo. A exposição tem espaço de 1200 m² de experiência sensorial e interativa.

Nas instalações do evento haverá Vila Amazônica e Barracão Comunitário; Do Imaginário à Realidade: Amazônia Sensorial; Ciência e Biodiversidade; 100 Anos da Queda da Borracha; A Amazônia e o Clima; Desvendar... Revelar - os mitos e as festas populares; Amazônia e o Futuro: Crie Futuros; Galeria Amazônia: exposições temporárias e Cine Amazônia: mostra de filmes com temática da região.

Os conteúdos são apresentados de forma contemporânea, criativa, utilizando fotografias, vídeos, instalações cenográficas de grandes artistas nacionais. Inclui ainda a realização da mostra de cinema, shows musicais, oficinas e projeto pedagógico para escolas. O público estimado para essa visita é de 240 mil visitantes.

Serviço

O Museu Paraense Emílio Goeldi participa da edição da exposição Amazônia Mundi 2013-2015, que acontece na cidade de São Paulo (SP), no SESC Itaquera, no período de 29 de novembro de 2013 e fica em cartaz por 17 meses. Maiores informações, acesse: http://www.farearte.com.br/Amazonia_Mundi.html

Texto: Silvia de Souza Leão