Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi e TNC discutem parcerias

Museu Goeldi e TNC discutem parcerias

publicado: 27/05/2015 09h30, última modificação: 22/02/2018 13h15

Agência Museu Goeldi - Nessa quinta-feira, dia 28/05, os pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi debatem com a The Nature Conservancy – TNC, uma das maiores organizações mundiais com atuação na área de conservação ambiental, uma possível parceria. A reunião acontecerá no Auditório Paulo Cavalcante, localizado no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, a partir das 9 horas da manhã.

A programação inclui na parte da manhã apresentações abertas aos interessados, também de outras instituições, de projetos que ilustram a metodologia de trabalho da TNC e do Museu Goeldi.  À tarde, as discussões serão restritas apenas as equipes do Museu Goeldi e da TNC.

A The Nature Conservacy  irá apresentar o projeto “Blueprint: uma ‘planta baixa’ para o Tapajós”. A TNC vem atuando há alguns anos no Tapajós, especialmente no apoio ao fortalecimento da governança municipal e à regularização ambiental de propriedades agrícolas nos estados do Pará e Mato Grosso. Nesse mesmo período, a organização elaborou como ferramenta de gestão a produção de uma “planta baixa” da bacia hidrográfica do Tapajós, utilizando um método de planejamento sistemático de unidades de bacia.

Segundo a TNC, este projeto apresenta uma proposta de conservação dos sistemas ecológicos aquáticos e terrestres da região do Tapajós, considerando que a conservação dos sistemas ecológicos aquáticos não deve ser restrita a áreas com elevado percentual de cobertura vegetal remanescente, mas deve incluir também sistemas ecológicos de drenagem que podem ser objeto de restauração e boas práticas agrícolas, com intuito de manter os processos hídricos e biológicos dos sistemas aquáticos.

Já o Museu Goeldi apresentará o projeto PIME (Projeto Integrado MCT-EMBRAPA) para o Distrito Florestal Sustentável da BR-163. O projeto, realizado no período de 2007 a 2012, teve como objetivo principal analisar o modelo de desenvolvimento proposto com a criação do Distrito Florestal Sustentável (DFS) da BR-163.

Considerando que a madeira seria o recurso condutor da sustentabilidade do DFS, a equipe do projeto interinstitucional estruturou uma proposta para ajudar a compreender as dinâmicas sociais, as mudanças ambientais e as características da produção florestal associadas à implantação desse Distrito, explica a ecóloga Ana Albernaz,  coordenadora da ação e atual coordenadora em exercício de Pesquisa e Pós-Graduação do Museu Goeldi.

Segundo Albernaz, “os resultados do PIME permitem um diagnóstico da situação da região antes que alterações fossem concretizadas pelas concessões florestais e o asfaltamento da BR completado".

Serviço: Dia 28 de maio (próxima quinta-feira), a partir das 9 horas, Reunião Museu Goeldi e TNC no Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do MPEG.