Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi e Terra Firme fazem parceria contra o lixo
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi e Terra Firme fazem parceria contra o lixo

publicado: 18/09/2015 10h15, última modificação: 28/02/2018 11h38

Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) estabeleceu uma nova parceria com o Ponto de Memória da Terra Firme e está promovendo, desde o último dia 15, uma extensa programação cineclubista e de oficinas, ofertada aos moradores do bairro e interessados no tema do tratamento do lixo. A próxima atividade inicia nesta segunda-feira, 21, com a oficina "Audiovisualmente Falando", ministrada por Afonso Galindo. As oficinas e o Cine Clube acontecem no Auditorio Paulo Cavalacante, no Campus de Pesquisa do Goeldi.

O projeto “Museu na TF” tem o objetivo de discutir com os comunitários os processos do lixo e a importância da reciclagem de materiais para a conservação do meio ambiente, tomando como ponto de partida um problema antigo - o despejo de entulho em toda extensão da fachada do Campus de Pesquisa do Museu Goeldi na Terra Firme. O acúmulo de lixo não se limita ao Museu Goeldi, mas se estende a vários locais do bairro.

O lixo aglomerado e espalhado pelas vias é um perigo para saúde pública, principalmente para as pessoas que residem ou transitam mais próximas a ele, por conta da reprodução de fungos e bactérias e o surgimento doenças transmitidas por animais e insetos contaminados por este material e pelo chorume.

A Msc. Helena Quadros, educadora do Goeldi e que trabalha há mais de 30 anos com comunitários da Terra Firme, é a coordenadora do projeto “Museu na TF”, que busca sensibilizar a comunidade para ação conjunta com a instituição na gestão do lixo no bairro. A intenção dos organizadores é estimular práticas de reciclagem, bem como dar outros destinos aos resíduos, objetivando a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Além do Ponto de Memória da Terra Firme, a ação pretende envolver centros comunitários, escolas, coletivos e moradores para viabilizar futuras ações.

No primeiro dia do ciclo de exibições, o documentário “Lixo Extraordinário”, de Lucy Walker, atraiu 90 pessoas entre comunitários da Terra Firme, pesquisadores e estudantes das escolas estaduais Mário Barbosa e Brigadeiro Fontenelle. O filme conta a história da relação entre o artista plástico Vik Muniz com coletores de material reciclável do extinto aterro sanitário Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, que em um trabalho coletivo transformaram o lixo em arte.

O filme foi comentado pelo publicitário Afonso Gallindo, que também facilitará, em breve, a oficina “audiovisualmente falando”, prevista na programação do “Museu na TF”. Ele destaca a importância o papel desta linguagem e dos espaços educativos, como os cineclubes, na formação de jovens. “Eu acredito na arte como elemento de transformação social, a minha forma de expressão é o audiovisual. Esta linguagem possibilita reivindicar, elogiar, refletir, mas principalmente opinar e definir qual é a sua posição em relação a um tema. O cineclube nasceu como um espaço para proporcionar a reflexão, que, em minha opinião, está relacionada à compreensão da importância de ser e estar cidadão”, disse.

A temática abordada pelas mostras do cineclube tem caráter educativo e serão apresentadas a alunos das escolas públicas da Terra Firme. “A história das coisas” e “Ilha das Flores” estão entre os clássicos em exibição que serão comentados por pesquisadores e colaboradores do Museu Goeldi e Prefeitura de Belém.

Com a mesma finalidade do cineclube, as temáticas das oficinas envolvem educação, comunicação e direitos humanos.

Durante a exibição e discussão do documentário, Evelyn Maciel, aluna do 9º ano da escola Mário Barbosa, aprendeu quais são as conseqüências do lixo não tratado espalhado nas ruas. “Ele [o lixo] traz doenças, contaminações, polui o meio ambiente e pode causar até mortes”, explica.

O professor Paulo Sérgio Vasconcelos, também da escola Mário Barbosa, convive há 27 anos na Terra Firme e destaca que o processo de ocupação e o acelerado crescimento desordenado do bairro não foram acompanhados pelo Estado, o que refletiu na falta de orientação dos moradores para a destinação adequada do material produzido. O docente ainda faz uma análise do descarte do lixo no mundo. “Se considerarmos a nossa concepção de planeta, nós não jogamos o lixo fora, nós apenas deslocamos para outros lugares dentro do próprio globo terrestre”, afirma.

Histórico - A comunidade do bairro já se mobilizou em outra ocasião para limpeza e conservação do patrimônio local. Ações anteriores resultaram em um jardim plantado por moradores e membros do Ponto de Memória do bairro da Terra Firme no local onde só havia lixo na fachada do Campus do Goeldi.

Dona Maria Madalena mora há 35 anos no local. Atualmente faz parte do Conselho Gestor do Ponto de Memória. Foi dela a iniciativa de plantar um canteiro na frente do Museu Goeldi. “Primeiro tiramos o lixo que tinha ali e começamos a plantar diversos tipos de árvores de flores. Também criamos um jardim de plantas medicinais, como a erva cidreira, que é utilizada para chás”. Uma vez por semana os canteiros recebem limpeza e manutenção feitas pelos próprios moradores.

Segundo Helena Quadros, a idéia agora é expandir a iniciativa. Com a ajuda da Secretaria Municipal de Saneamento e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém, o lixo da entrada do Museu Goeldi deverá ser retirado e o jardim ampliado.

Parceria Museu Goeldi e Terra-Firme – O laço entre o MPEG e o bairro da Terra Firme já se estende por mais de 30 anos, por meio do projeto “O Museu Goeldi leva educação em ciência à comunidade”, coordenado por Helena Quadros. O trabalho se expandiu dando origem ao Ponto de Memória da Terra Firme, que articula a comunidade para ações de conservação do patrimônio material e imaterial do bairro, além de proporcionar ações educativas no local. Confira abaixo a programação completa do Cine Clube e das Oficinas.

Texto: Mayara Maciel

 

EXIBIÇÕES

*Toda programação será realizada às 15h, no Auditório Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme

Dia 15 de Setembro de 2015
Exibição: Lixo Extraordinário
Lucy Walker, Reino Unido e Brasil, 2011, 1:39'
Sinopse: Uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo.
Comentários: MsC.Helena Quadros e o Diretor Afonso Gallindo.

Dia 1 de Outubro de 2015
Exibição: Ilha das Flores
Jorge Furtado, Casa de Cinema, Porto Alegre, 1989.
A idéia do filme é mostrar o absurdo desta situação: seres humanos que, numa escala de prioridade, se encontram depois dos porcos. Mulheres e crianças que, num tempo determinado de cinco minutos, garantem na sobra do alimento dos porcos sua alimentação diária. Esta situação absurda será mostrada de uma forma absurda. O filme será estruturado como um documentário científico, do tipo "Wild Life". A câmera vai seguir um tomate, desde a sua plantação até o consumo por uma criança da Ilha das Flores, passando pelo supermercado e pela casa de uma consumidora. Todas as informações do texto serão ilustradas, da maneira mais didática possível. A narração será feita no padrão normal dos documentários, sem qualquer tom caricato e sem emoções.
Comentários: Representantes da Prefeitura: SESAN, SESMA e do Projeto Cidades Sustentáveis da Prefeitura de Belém.

Dia 15 de Outubro de 2015
Exibição: A História das Coisas
StoryofStuff, de Louis Fox, 2005, 21'
A história das coisas é um filme dinâmico e objetivo, que fala dentre outros assuntos, sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto agressivo que esse consumo desregrado acaba exercendo sobre o meio ambiente. O filme é apresentado por Annie Leonard, e mostra de uma maneira bastante clara todo o processo que vai desde a extração da matéria, confecção do produto, venda e ideologia publicitária, facilidade de compra e falsa idéia de necessidade, até o momento em que vai parar nos galpões de lixo ou incineradores.
Comentários:MsC.Maria Emília da Cruz Sales

Dia 29 de Outubro de 2015
Exibição: Homem Refluxo 
Daniel Seda e José Luiz Sampaio, com Peri Pane, Brasil, 2003, 20'
O jornalista, cantor, compositor, artista plástico e poeta dramático Marcos Dávila, artisticamente conhecido como Peri Pane, passou sete dias sem jogar nada fora e se transmutou, subitamente, em uma figura mítica: o Homem Refluxo. Todos os seus resíduos pessoais de uma semana foram armazenados em uma capa transparente, o parangolixo luxo, inspirado em Hélio Oiticica. Neste documentário video-diário acompanhamos a trajetória do Homem Refluxo imerso no caos de uma metrópole como São Paulo.
Comentários: MsC. Joice Santos

Dia 12 de Novembro de 2015
Exibição: Estamira.
Marcos Prado, Brasil, 2006, 1:55'
Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.
Comentários: Dra. Claudia Lopez

Dia 10 de Dezembro de 2015
Exibição:Trashed - Para Onde Vai o Nosso Lixo?
Candida Brady, Reino Unido, 2012, 97'
Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo? olha para os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do nosso ar, terra e mar. O filme revela fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos para a nossa saúde. É uma conversa global, da Islândia à Indonésia, entre o astro de cinema Jeremy Irons e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetados pela poluição de resíduos.

Comentários: Dr. Leandro Ferreira

 

OFICINAS:

* Toda programação será realizada no Auditório Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme

- Audiovisualmente Falando - Afonso Gallindo
Perfil: Comunidade da Terra Firme e Rede.
De 19 a 23 de Outubro de 2015

- Jornalismo Comunitário - Afonso Gallindo
De 2 a 6 de Novembro de 2015

- Patrimônio Cultural: Tainah Jorge e Eryck Mendes.
Perfil: Comunidade da Terra Firme e Rede.
De 30 de Novembro a 4 de Dezembro de 2015

- "Respeito é bom e eu gosto": Oficina sobre Direitos Humanos: Tainah Jorge e Camila Quadros.
Perfil: Comunidade da Terra Firme e Rede.
De 14 a 18 de Dezembro de 2015