Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi e Peabiru lançam campanha pelos 150 anos do Museu

Museu Goeldi e Peabiru lançam campanha pelos 150 anos do Museu

Projeto de captação de recursos e apoios convida a sociedade a abraçar o Museu Goeldi em seus 150 anos e já apresenta primeiros resultados
publicado: 18/11/2015 09h00, última modificação: 08/03/2018 11h37

Agência Museu Goeldi - Em 2016, o Museu Paraense Emílio Goeldi, instituição científica mais antiga do norte do Brasil, completa 150 anos. Para aproveitar a data, envolver a sociedade e impulsionar as atividades dessa instituição que gera conhecimentos para a Amazônia e o mundo, o Instituto Peabiru criou o Programa ProGoeldi. Lançado no último dia 16 com uma campanha de crowdfunding virtual, o ProGoeldi já está aberto para contribuições. Saiba mais acessando o site da campanha “Abrace o Museu Goeldi”.

O ProGoeldi considera três ações iniciais em seu plano. A primeira é uma campanha de patronos e apoios, visando formar um fundo inicial capaz de garantir os recursos mínimos para manter uma equipe profissional e já iniciar pequenas reformas no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

A segunda é a campanha de crowdfunding online, que está aberta a doações de indivíduos e empresas. A terceira é a participação em editais, apresentando propostas para a reforma de recintos do parque, exposições, livros, eventos culturais e científicos entre outras atividades.

ProGoeldi - Nilson Gabas Jr., diretor do Museu Goeldi, destaca que o foco inicial da aplicação dos recursos captados pelo ProGoeldi é o Parque Zoobotânico do Museu, pois é ele o principal ponto de contato da população com as pesquisas produzidas nas outras bases físicas do Goeldi: o Campus de Pesquisa e a Estação Científica Ferreira Penna. É no PZB que esses conteúdos se convertem em educação ambiental e patrimonial.

Sobre o ProGoeldi, João Meirelles, diretor do instituto Peabiru, diz que trazer novos parceiros e criar uma nova forma de relacionamento são os maiores desafios: “Nosso maior desafio está sendo pensar como um espaço tombado e que tem uma serie de restrições pode receber um novo tipo de apoio que seja agregador e todos se interessem e se beneficiem com esse processo: o público, o financiador, o museu e nós como instituição gestora.”

Nesse sentido, Oswaldo Braglia, gestor do ProGoeldi no Instituto Peabiru, diz que fortalecer o vínculo institucional de empresas e indivíduos que queiram agregar seus nomes ao apoio a pesquisas e desenvolvimento dos projetos do Goeldi tem um valor agregado que ultrapassa o mercadológico. “Existe um cunho social, muito mais forte. A ideia é também agregar no projeto esse tipo de visão institucional, fortalecer o lado institucional e não apenas o lado comercial, de marketing, das empresas”, explica.

Resultados – Gabas indica que, mesmo em fase inicial, o ProGoeldi se encontra em um bom momento: “não precisamos insistir muito para que aqueles que buscamos como parceiros acreditem na nossa capacidade de promover a educação, de dar uma visita bem mais agradável a população, agregando conhecimento a isso. Um exemplo é o apoio que recebemos da AkzoNobelBrasil, que produz as Tintas Coral. Somos os únicos parceiros da região norte da iniciativa ‘Tudo de Cor pra Você'. Então é algo que vai dar grande visibilidade a eles, através do Museu, e nós vamos receber o beneficio de ter nossas majestosas construções remodeladas. Esse é um belo exemplo do que a gente pode conseguir daqui para afrente.”

João Meirelles explica também que o ProGoeldi é uma parceria de longo prazo: “os 150 anos ocorrem em outubro de 2016, mas já estamos trabalhando antes e vamos trabalhar quatro anos depois. Porque você tem que construir uma identidade nova, abrir as portas. Tem que ser reconhecido como um espaço diferenciado. Não é só um conjunto de eventos, que comemorou e acabou. Depois vamos pular para outras áreas do Museu. Para a Estação Cientifica, para as pesquisas, para a educação, para o Campus. Mas o foco é o Parque Zoobotânico, pelo menos nesses próximos anos”. Gabas concorda e completa: “não se trata apenas de captar recursos para a iniciativa em si, mas, assim que a iniciativa finalizar, ter capacidade técnica de andar com as próprias pernas e de ter uma fundação ou uma associação vinculada ao Museu Goeldi para tudo o que se refere à melhoria de infraestrutura e manutenção do Parque Zoobotânico”.

O Museu Goeldi - Há 149 anos, teve origem a primeira instituição científica do Norte do Brasil, atual Museu Paraense Emílio Goeldi. O Museu Goeldi é uma referência internacional na produção de informações científicas sobre a história natural e as sociedades amazônicas, e terceiro maior instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiro. Mais do que isso, ocupa um lugar especial no coração de paraenses e turistas, com seu Parque Zoobotânico, tradicional espaço de lazer e contato com a natureza desde sua abertura em 1895.

Texto: Uriel Pinho