Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi é palco para o Arte Pará

Museu Goeldi é palco para o Arte Pará

No mês em que comemora 147 anos, a instituição recebe a 32ª edição do Salão Arte Pará e exibe obras de Otoni Mesquita
publicado: 10/10/2013 17h45, última modificação: 18/08/2017 12h00

Agência Museu Goeldi – Na manhã deste dia 10 de outubro de 2013, na beira do Lago do Tambaqui, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, o Salão Arte Pará inaugurou seu circuito expositivo com a exposição de obras de Otoni Mesquita, artista plástico manauara convidado da 32ª edição. As obras de Otoni encontram-se no Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna, a Rocinha, e dialoga diretamente com a proposta da exposição multimídia Visões: A Arte Rupestre de Monte Alegre. Na Rocinha o visitante ainda encontra a exposição O Museu que Você não Conhece.

Mostra_ Em “Achados do El Dorado”, Otoni Mesquita, que também é Doutor em História e por duas vezes premiado no Arte Pará apresenta 42 gravuras em metal, 20 em papel reciclado com relevo e douramento e mais 7 instalações com representações da arte rupestre. Em sua primeira exposição em um museu de ciências, o artista plástico avalia que sua obra se adequa ao espaço na medida em que ambos – Museu Goeldi e Artista-, ressaltam a beleza natural. Otoni se preocupou em tornar sua obra acessível ao maior número de pessoas e disponibiliza algumas de suas obras ao toque dos visitantes. “Quero agradecer ao Arte Pará, ao Paulo (Herkenhoff), ao Museu Goeldi pela acolhida, pelo esforço, pela atenção dada”, declara Mesquita.

Arte Pará no Museu – Pelo 7º ano consecutivo o Museu Goeldi abriga o Arte Pará, importante mostra de arte contemporânea da AmazôniaEstiveram presentes na cerimônia de abertura representando o Arte Pará, Roberta Maiorana, Diretora Presidente da Fundação Rômulo Maiorana, Paulo Herkenhoff, curador geral do Arte Pará, Daniele Siqueira, coordenadora do Arte Pará 2013. O Museu Goeldi foi representado pela Diretora Substituta, Benedita Barros, Wanda Okada (Coordenadora de Comunicação e Extensão do Museu Goeldi) e Edithe Pereira, pesquisadora do Museu Goeldi e coordenadora do projeto Arte Rupestre de Monte Alegre – Difusão e Memória do Patrimônio Arqueológico.

Para Edithe Pereira, é uma satisfação ver no Museu Goeldi três exposições a disposição do público visitante. E reforça a importância da exposição para o público e para a pesquisa, como uma forma de compartilhar o conhecimento científico. “A pesquisa deve alcançar a população, senão, do que adianta? É importante o diálogo da arte com a ciência”. A pesquisadora recorda que a exposição “é um sonho realizado”. O primeiro público da exposição Visões foram os moradores de Monte Alegre. “Era preciso levar à Monte Alegre o Patrimônio que estava aos seus pés”, diz Edithe se referindo aos registros ancestrais que se encontram naquele município.

A Coordenadora de Comunicação e Extensão do Museu Goeldi, Wanda Okada, lembrou do intenso movimento do mês de outubro para o Museu Goeldi. “É mês de aniversário do Museu Goeldi, além do intenso movimento da cidade, com o Círio de Nazaré, e também quando se comemora o aniversário da Estação Científica Ferreira Penna, em Caxiuanã, a base de pesquisas do Museu na floresta. Nas exposições, que temos disponíveis, já foram realizadas 6.738 visitas. Só hoje de manhã, o Parque recebeu 800 alunos para participar das atividades em comemoração ao aniversário do Museu.”

Wanda agradeceu aos presentes, aos funcionários do Museu e a equipe que ajuda e mantêm esse Parque vivo. “O que é um curador? É um comissário de exposições. As equipes que cuidam e mantêm as obras no Parque também são curadoras desse espaço de obras vivas que é o Parque Zoobotânico”, destacou Wanda em sua fala.

Paulo Herkenhoff, curador geral do Arte Pará, agradeceu a Benedita Barros, Diretora Substituta do Museu Goeldi, e a Roberta Maiorana, Diretora Presidente da Fundação Rômulo Maiorana. Para o curador, a arte e a ciência se complementam. “Um fertiliza o outro”, disse Paulo. “As três exposições que estão disponíveis no Museu cruzam o tempo e hoje no mundo nós somos parte de uma rede, por isso eu agradeço ao Nelson Sanjad, pela parceria dos 7 anos com o Museu, a Wanda e a Edithe”. O curador acredita que esse trabalho contribui efetivamente para a divulgação das ciências.

Serviço - Nesse mês de outubro de 2013, o Museu Paraense Emílio Goeldi abriga três exposições no Parque Zoobotânico mais antigo do Brasil. Visões: A Arte Rupestre de Monte Alegre é trabalho de uma pesquisadora, de um poeta, de um aquarelista e de um diretor de cinema sobre as pinturas e gravuras deixadas como herança por amazônidas ancestrais no município de Monte Alegre no Pará. A exposição "O Museu que Você não Conhece" mostra o cotidiano dos servidores, bolsistas, estagiários e colaboradores para manter o Museu Goeldi. E as instigadoras obras de Otoni Mesquita, artista plástico convidado do Arte Pará, fazem referencias a história, pré-história e a contemporaneidade.

Texto: Silvia de Souza Leão/ Lilian Bayma

Galeria de Imagens: