Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi discute política e história em evento linguístico
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi discute política e história em evento linguístico

Linguística histórica, diversidade linguística e a discussão sobre a elaboração de dicionários em línguas indígenas serão alguns dos temas apresentados por pesquisadores do MPEG
publicado: 24/02/2015 15h00, última modificação: 19/02/2018 08h57

Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi será representado em dois eventos científicos da Associação Brasileira de Linguística: o IX Congresso Internacional e o XXII Instituto da Associação Brasileira de Linguística, que acontecem de 25 a 28 de fevereiro e de 02 a 05 de março, respectivamente.

Os linguistas Ana Vilacy Galucio, Hein van der Voort, Joshua Birchall, Sérgio Meira e Lorena Orjuela discutirão temas como diversidade linguística, estudos lexicográficos sobre línguas indígenas, linguística histórica, entre outros, por meio da apresentação de trabalhos, participação em palestras, simpósios temáticos e cursos da área de linguística durante ambos os eventos.

Congresso - O IX Congresso Internacional da ABRALIN, que este ano acontece na Universidade Federal do Pará – Campus Belém – no período de 25 a 28 de fevereiro, terá ampla participação de pesquisadores linguistas do Museu Paraense Emílio Goeldi, que contribuirão nas discussões em mesas redondas, simpósios, na coordenação de mesas temáticas e com apresentações de resultados de pesquisas. Confira aqui a programação geral do Congresso da ABRALIN.

Mesas redondas - Doutora em linguística, Ana Vilacy Galucio, pesquisadora e Coordenadora de Ciências Humanas do Museu Goeldi, no dia 25/02 participará da mesa redonda “Políticas Linguísticas: uma primeira aproximação”, apresentando o trabalho “Línguas como Referência Cultural Brasileira: Inventário Nacional da Diversidade Linguística”, que discute a implementação de tal Inventário como uma política pública destinada à identificação, reconhecimento e valorização da diversidade linguística no país. A palestra direciona o foco para as línguas indígenas.

Hein van der Voort, doutor pela Leiden University e pesquisador do Museu Goeldi, substituirá a Drª. Gessiane Picanço (UFPA) na mesa redonda “Documentação, produção escrita e revitalização das línguas indígenas na Amazônia: algumas experiências”, programada para o dia 26/02.

A mesa redonda “Linguística Histórica”, que acontece no dia 28/02, terá a apresentação do trabalho "Avanços recentes em filogenética computacional com línguas amazônicas", de autoria do Dr. Joshua Birchall, bolsista Pós-Doc do MPEG. Durante a palestra serão apresentados três estudos recentes usando inferência filogenética bayesiana com as famílias Txapakura, Tupí e Caribe.

Por fim, ainda no dia 28/02 o Dr. Sérgio Meira, Bolsista Jovens Talentos CNPq/MPEG, apresentará um trabalho sobre Tupi e Caribe do ponto de vista da linguística histórico-comparativa tradicional, discutindo, também, novas ideias sobre essas famílias e suas relações. O debate será durante a mesa redonda "Linguística Histórica Amazônica: novos métodos, novas ideias".

Veja aqui a programação completa das mesas redondas.

Simpósios – A programação do IX Congresso Internacional da ABRALIN conta com diversos simpósios temáticos que acontecerão somente no dia 25/02, e o MPEG também será representado.

Ana Vilacy participará da sessão temática “Diálogos sobre os estudos do léxico de línguas indígenas”, inserido no Simpósio Temático “Ciências do Léxico”, apresentando o trabalho "Dicionários de línguas ameaçadas: estudos de caso com as línguas Mekens e Puruborá". A pesquisa pretende, a partir de estudos lexicográficos com as línguas citadas, discutir a elaboração de dicionários em línguas indígenas, com ênfase em línguas em situação de risco, como é o caso das línguas Mekens e Puruborá.

O trabalho "Fenômenos de glotalização-laringalização em três línguas Tukano Oriental, fronteira Colômbia-Brasil: Tuyuka, Tukano e Makuna", da Ms. Lorena Orjuela, bolsista PCI/MPEG, será apresentado no simpósio temático “Fonética e Fonologia”, dentro da sessão temática “Avanços recentes em fonética e fonologia de línguas indígenas brasileiras”, coordenado pelo Dr. Sérgio Meira (MPEG) juntamente com a Dra. Gessiane Picanço (UFPA). O trabalho mostra os resultados da análise fonética dos fenômenos de glotalização-laringalização e faz uma análise preliminar de seu status fonológico em três línguas que pertencem ao grupo linguístico Tukano Oriental: Tuyuka, Tukano e Makuna faladas no Uaupés, Colômbia.

Lorena Orjuela também é co-autora da pesquisa "Fonética e Fonológia da língua Tembé", feito em parceria com o Dr. Sérgio Meira, a ser apresentado na mesma seção. Veja a programação completa dos simpósios temáticos aqui.

XXII Instituto da ABRALIN – Realizado em conjunto com o IX Congresso Internacional da ABRALIN, o XXII Instituto oferece cursos em diferentes áreas da linguística tanto para graduandos quanto para pós-graduandos no período de 02 a 05 de março, também na Universidade Federal do Pará. Nesta edição do evento, o Museu Goeldi será representado pelo Dr. Sério Meira, que ministrará o curso “Princípios de Linguística Histórica”, que tratará da questão da mudança linguística, suas causas, motivações e variedades; pelo Dr. Denny Moore que estará à frente do curso “Como Analisar a Sintaxe de uma Língua Indígena", com o objetivo apresentar metodologia prática para analisar a estrutura sintática básica de uma língua indígena; e pelo Dr. Hein van der Voort, que tratará da mudança e emergência de línguas devido ao contato entre povos falantes de línguas diferentes, durante seu curso “Línguas em Contato". Saiba mais sobre o XXII Instituto da ABRALIN clicando aqui e sobre o IX Congresso Internacional da ABRALIN clicando aqui.

Serviço:

O IX Congresso Internacional e o XXII Instituto da Associação Brasileira de Linguística acontecem respectivamente de 25 a 28 de fevereiro e de 02 a 05 de março na Universidade Federal do Pará.

Texto: Mayara Maciel