Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi de Portas Abertas: um passeio pelo Campus de Pesquisa

Museu Goeldi de Portas Abertas: um passeio pelo Campus de Pesquisa

Evento convida a comunidade para conhecer a produção científica da instituição no seu Campus de Pesquisa. As visitas educativas acontecem nos dias 16 e 17 de novembro
publicado: 13/11/2017 15h10, última modificação: 13/11/2017 15h11

Agência Museu Goeldi – Você já olhou no microscópio? Ou já viu um fóssil de perto? Conversou com um cientista? Nos dias 16 e 17 de novembro, quem visitar o Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi terá a oportunidade de vivenciar essas e outras experiências e conhecer um pouco mais sobre a produção dos pesquisadores da instituição. A programação faz parte de mais uma edição do “Museu de Portas Abertas”.

Museu de Portas Abertas apresenta ciência ao públicoNo Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, o visitante conhecerá os ambientes de trabalho e terá contato com mostras das coleções científicas de áreas como paleontologia, zoologia e botânica.

Programação – Na edição deste ano, a Coordenação de Ciência da Terra e Ecologia apresentará aos visitantes um pouco sobre o acervo paleontológico da região amazônica. Também será possível visitar o Laboratório de Microscopia Eletrônica, para observar, nas lupas binoculares e microscópios, alguns grupos de microfósseis. Através de pôsteres, serão abordados temas relativos aos estudos paleontológicos, como   o processo de fossilização de animais e plantas e a importância dos fósseis.

Os participantes que visitarem a Coordenação de Botânica irão conhecer, entre outras coisas, folhas, frutos, flores e raízes de plantas aromáticas. No Laboratório de Fitoquímica, os visitantes terão oportunidade de ver como são destilados óleos essenciais e sentir seus aromas.

Na Coordenação de Zoologia, as atrações serão as coleções de Herpetologia (área que estuda os anfíbios e os répteis), Mastozoologia (ramo que estuda os mamíferos) e Entomologia (área que estuda os insetos). Banners e exemplares da coleção didática da Entomologia estarão expostas no Bosquinho do Campus do Museu.

A Coordenação de Ciências Humanas apresentará os estudos sobre comunidades de pescadores artesanais e o patrimônio pesqueiro na Amazônia, foco da pesquisa do Projeto Renas. Banners sobre investigações arqueológicas ficarão expostos no Bosquinho.

O Serviço de Informação e Documentação realizará palestras e visitas técnicas ao acervo da Biblioteca Domingo Soares Ferreira Penna e do Arquivo Guilherme de La Penha.

Por sua vez, o Serviço de Educação do Museu Goeldi apresentará kits e banners dos projetos Circulação de Saberes da Biblioteca de Ciências Clara Galvão e do Ponto de Memória do bairro da Terra Firme e convida para visitas ao Jardim Comunitário do bairro em frente ao Campus de Pesquisa.

Portas abertas – O “Museu de Portas Abertas” é promovido pelo Núcleo de Visitas Orientadas do Museu Goeldi, sendo coordenado pela educadora Helena Quadros. Helena explica que o evento aproxima o público dos pesquisadores do Goeldi, divulgando a informação científica para diferentes públicos. “As informações científicas são dinamizadas a partir de uma ação integrada de vários profissionais do MPEG, através de palestras, exposições temáticas e kits. Os recursos procuram popularizar a ciência como bem cultural da humanidade”, destaca a educadora.

O público alvo do evento são escolas de ensino fundamental, médio, universidades e centros comunitários. Para se inscrever, é necessário contatar pelo e-mail nuvop@museu-goeldi.br ou pelo telefone: 3182-3249. Participe!

Texto: Marco Aurélio Gomes