Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi celebra o Patrimônio Audiovisual e o Livro divulgando ciência para todos
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi celebra o Patrimônio Audiovisual e o Livro divulgando ciência para todos

publicado: 28/10/2020 09h18, última modificação: 28/10/2020 09h18
Miniatura-28-10

Miniatura-28-10

Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) finaliza outubro, Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações – MNCT, saudando duas comemorativas – o Dia Internacional do Patrimônio Audiovisual (27) e o Dia do Livro (29) -, com uma programação especial do projeto de popularização da ciência Museu de Portas Abertas. O Portas Abertas do Goeldi há mais de 3 décadas compartilha com a sociedade as produções e pesquisas da instituição, que completou em 6 de outubro 154 anos de existência. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, toda a programação é virtual e se estende até dezembro, alternando entre rodas de conversas, palestras e vídeos, sobre temas relacionados a sociobiodiversidade amazônica. As inscrições podem ser feitas aqui.

Hoje (27), marcando o Dia Internacional do Patrimônio Audiovisual, a partir das 9h da manhã, foi disponibilizado no canal do Museu Goeldi dois vídeos que abordam a zona costeira da Amazônia. O material foi produzido pelo Programa de Estudos Costeiros do Museu Goeldi (PEC) com o auxílio da Coordenação de Museologia da instituição. Quem clicar na playlist terá oportunidade de conhecer o PEC e embarcar em uma viagem virtual pela Amazônia Costeira. Esse tour audiovisual exibe imagens das ilhas, praias, manguezais, rios e outros sistemas naturais, bem como das comunidades litorâneas e estuarinas.

Criado em 1997, o Programa de Estudos Costeiros tem como finalidade pesquisar os ecossistemas costeiros amazônicos, com o objetivo de gerar subsídios para a gestão territorial, utilização dos recursos naturais e a formulação de políticas públicas. As zonas costeiras são fundamentais, pois são áreas de transição ecológica, possibilitando maior diversidade de vida marinha, bem como potencializam a sustentabilidade sociocultural das populações que vivem na e ao redor de tais regiões.

Além da playlist de vídeos, o público do Museu Goeldi terá a palestra “Insetos Aquáticos”, que estreia no canal do Museu Goeldi no YouTube, com o Dr. Moacir Ribeiro. Ribeiro é um apaixonado especialista no tema e que estuda os insetos desde a década de 1990, acumulando larga experiência de campo e na Coleção Entomológica do Museu Goeldi, instituição onde iniciou sua trajetória e com a qual mantém estreita colaboração. Conceitos básicos sobre os seres vertebrados e invertebrados, o que são bioindicadores, quais são os insetos bioindicadores da qualidade da água e onde eles vivem, a vida de quem se dedica ao estudo desse grupo de animais, serão alguns dos tópicos abordados pelo pesquisador. 

Para o entomólogo Moacir Ribeiro participar do Museu de Portas Abertas é importante, pois trata-se da divulgação de estudos sobre um grupo de insetos ainda pouco estudado na Amazônia. “A atualização desses estudos em nossa região, a popularização da ciência em projetos como o Museu de Portas Abertas pode nos ajudar na descoberta de novas espécies para a ciência e na implementação de políticas públicas na preservação do meio ambiente”, ele destaca. “Será uma abordagem tecnológica que facilita o feedback entre ouvinte e palestrante.”

Já na quinta-feira, 29, Dia Nacional do Livro, a bibliotecária Esp. Carmecy Ferreira de Muniz conduz o público para uma visita comentada a uma das mais antigas bibliotecas públicas da Região Norte. A palestra “Biblioteca Domingo Soares Ferreira Penna - 126 anos disseminando a pesquisa científica na Amazônia”, que estreia neste dia no canal do Museu Goeldi no Youtube, celebrará e sintetizará a história da formação do acervo, os produtos e os serviços da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, bem como apresentar os espaços e orientar como acessar a Biblioteca no Portal do Museu Goeldi. 

“A ideia dessa programação é mostrar para a comunidade externa que o Museu Paraense Emílio Goeldi possui uma biblioteca secular, que detém um acervo riquíssimo, uma vez que um dos objetivos do Portas Abertas é popularizar a ciência”, afirma Carmecy. “Neste momento tão difícil, temos a ajuda da internet para continuar o nosso trabalho. A internet favoreceu o registro e a oportunidade de mostrar outras unidades que fazem parte do MPEG em um formato mais abrangente”, analisa a especialista que atualmente chefia a Biblioteca Ferreira Penna e tem larga experiência como Help Desk do Portal de Periódicos na Região Norte.

Museu de Portas Abertas - O Projeto Museu Goeldi de Portas Abertas, coordenado pela educadora Helena Quadros, conta com a participação de todos os setores do MPEG representados por servidores, terceirizados, bolsistas, estagiários e voluntários, e geralmente acontece presencialmente nas 2 bases físicas do Museu Goeldi em Belém – Parque Zoobotânico e Campus de Pesquisa – e também, em anos recentes, faz uma itinerância pelas escolas.  Uma equipe enorme e empenhada socializa informações científicas para a sociedade em geral. Com a pandemia, tudo o que era desenvolvido presencialmente passou a acontecer virtualmente e deixou de se concentrar em poucos dias para estender por 3 meses.

Outra novidade desta última semana, muito solicitada pelos seguidores da instituição nas mídias sociais, é a emissão de certificados com carga horária. Os interessados devem fazer sua inscrição como participante na página do Museu de Portas Abertas na plataforma even3. Além disso, também é possível ajudar o Museu Goeldi a dimensionar o impacto das atividades digitais por meio do formulário de satisfação.

As atividades do Museu de Portas Abertas se estendem até o mês de dezembro, com diversos conteúdos inéditos. Acompanhe o Museu Goeldi pelo PortalTwitterYouTubeFacebook e Instagram.

 

Texto: Giullia Moreira

Edição Joice Santos