Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi apresenta novos livros sobre a diversidade amazônica

Museu Goeldi apresenta novos livros sobre a diversidade amazônica

Nove publicações serão lançadas pela instituição, a partir de segunda-feira (26), na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Marcados pelo diálogo entre as ciências Humanas e Naturais, os livros são resultado de consolidada produção de conhecimentos sobre o bioma amazônico, desenvolvida pelo Museu Goeldi e seus parceiros.
publicado: 22/08/2019 14h31, última modificação: 23/08/2019 16h21

Agência Museu Goeldi Entre os dias 26 e 30 de agosto, o Museu Paraense Emílio Goeldi realiza o lançamento de seus novos livros, dentro da programação da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livros e das Multivozes, que começa neste sábado (24). Durante todos os dias do evento, de 10h às 22h, o público vai poder visitar o estande do Museu Goeldi, que vai reunir suas principais publicações, no Hangar Centro de Convenções, em Belém (PA).

Com as novas obras, o Museu Goeldi compartilha conhecimentos importantes sobre a região mais biodiversa do planeta e dotada de multiplicidade sociocultural vigorosa. As ciências Humanas e Naturais têm destaque especial nessas produções.

Uma das obras é a coletânea “Museu Goeldi: 150 anos de ciência na Amazônia”, organizada pelas pesquisadoras Ana Vilacy Galucio e Ana Lúcia da Costa Prudente. Os leitores terão acesso a uma cuidadosa seleção de trabalhos originalmente expostos no III Simpósio da Biota Amazônica, realizado em 2016, como parte da celebração de 150 anos de fundação do Museu Goeldi. O livro reúne artigos de estudiosos convidados especialmente para a edição, compondo um panorama das transformações da biodiversidade no bioma e das populações locais ao longo do tempo, além das contribuições estratégicas do MPEG no decorrer deste processo.

Agenda literária - A programação de lançamentos inicia na segunda-feira (26), sempre às 17h, com a cartilha “Conhecendo as orquídeas do Pará”, de Antônio Elielson Rocha, repleta de desenhos e gracioso apelo ao público infantil.

Na terça-feira (27), é a vez de “Desafiando Leviatãs: experiências indígenas com o desenvolvimento, o reconhecimento e os Estados”, organizado por Claudia López, Cristhian Teófilo da Silva e Elena Nava Morales. A obra tem formato digital, é de acesso livre e gratuito e foi lançado em julho deste ano, durante o 3º Congresso Internacional Povos Indígenas da América Latina (Cipial), em Brasília. No mesmo dia e também em formato de e-book, será lançado o “Dicionário de língua geral amazônica”, de Jean-Claude Muller, Wolf Dietrich, Ruth MonserratCândida BarrosKarl-Heinz Arenz e Gabriel Prudente. Outro lançamento do dia será “A persistência do aviamento: colonialismo e história indígena no noroeste amazônico”, de Márcio Meira, que produziu o livro a partir de sua tese de doutorado, defendida na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Duas obras poderão ser conferidas a partir de quarta-feira (28): “Plantas úteis da Serra de Carajás: espécies associadas a sítios arqueológicos”, de Ronize da Silva Santos, Pedro Glécio Costa Lima, Karen Cibelle Lameira da Silva, Márlia Coelho-Ferreira e Marcos Pereira Magalhães; e “A humanidade e a Amazônia: 11 mil anos de evolução histórica de Carajás”, de autoria do pesquisador Marcos Pereira Magalhães, uma compilação de densos estudos apresentada em novembro de 2018.

Na quinta-feira (29), serão lançados o livro “Contribuições para a história natural do rio Capim”, de Pedro Luiz Braga Lisboa, Maria das Graças Ferraz Bezerra e André Luiz de Rezende Cardoso, e os anais do workshop “A ciência na costa amazônica: os 20 anos do Programa de Estudos Costeiros do Museu Paraense Emílio Goeldi”, organizados por Ana Yoshi Harada e Maria Inês Feijó Ramos.

Feira do Livro – Realizada há mais de 20 anos, a Feira Pan-Amazônica do Livro busca promover a experiência do encontro com os livros e com os autores, estimulando o prazer da leitura. Atualmente, é reconhecida como o quarto maior evento literário do Brasil e o maior do gênero na região Norte. Nesta edição, os autores homenageados são os escritores Zélia Amador de Deus e João de Jesus Paes Loureiro e a programação ocorre entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

Serviço | Lançamentos do Museu Goeldi na Feira Pan-Amazônica do Livro

26 de agosto (segunda-feira) | 17h

Conhecendo as orquídeas do Pará | Antônio Elielson Rocha

27 de agosto (terça-feira) | 17h

Desafiando Leviatãs: experiências indígenas com o desenvolvimento, o reconhecimento e os Estados Claudia LópezCristhian Teófilo da Silva e Elena Nava Morales (orgs.)

Dicionário de língua geral amazônica | Jean-Claude Muller, Wolf Dietrich, Ruth Monserrat, Cândida Barros, Karl-Heinz Arenz e Gabriel Prudente (orgs.)

A persistência do aviamento: colonialismo e história indígena no noroeste amazônico | Márcio Meira

28 de agosto (quarta-feira) | 17h

Plantas úteis da Serra de Carajás: espécies associadas a sítios arqueológicos | Ronize da Silva SantosPedro Glécio Costa LimaKaren Cibelle Lameira da SilvaMárlia Coelho-Ferreira e Marcos Pereira Magalhães

A humanidade e a Amazônia: 11 mil anos de evolução histórica de Carajás | Marcos Pereira Magalhães

29 de agosto (quinta-feira) | 17h

Contribuições para a história natural do rio Capim | Pedro Luiz Braga LisboaMaria das Graças Ferraz Bezerra e André Luiz de Rezende Cardoso

Anais do workshop ‘A ciência na costa amazônica: os 20 anos do Programa de Estudos Costeiros do Museu Paraense Emílio Goeldi’ | Ana Yoshi Harada e Maria Inês Feijó Ramos (orgs.)

30 de agosto (sexta-feira) | 17h

Museu Goeldi: 150 anos de ciência na Amazônia | Ana Vilacy Galucio e Ana Lúcia da Costa Prudente (orgs.)

Local: Estande do Museu Emílio Goeldi na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes | Hangar – Centro de Convenções da Amazônia (Av. Doutor Freitas, s/n - Marco, Belém – PA).