Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi abre chamada para a seleção de bolsistas do Programa de Capacitação Institucional

publicado: 21/09/2015 17h45, última modificação: 28/02/2018 11h40

Agência Museu Goeldi - Está aberta a partir de hoje, 21 de setembro, a chamada para o processo de seleção de bolsistas de longa duração do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Museu Goeldi/MCTI, nas modalidades PCI-D e DTI. A data limite para incrições na primeira chamada é o dia 28 de setembro, para a segunda é o dia 16 de outubro e para a terceira chamada é o dia 20 de novembro de 2015.

Acesse a chamada e confira o cronograma completo.

Os bolsistas selecionados desenvolverão pesquisas em ciência, tecnologia e inovação com o objetivo de aumentar a produção científica do Museu Goeldi, além de aperfeiçoar os serviços técnico-científicos oferecidos pela instituição e capacitar profissionais para atuar na região amazônica.

Na modalidade DTI-A podem candidatar-se profissionais de nível superior com no mínimo, seis anos de experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. Já na modalidade DTI-B podem pleitear profissionais de nível superior com, no mínimo, dois anos de experiência nas mesmas atividades da modalidade DTI-A. As bolsas para esta modalidade variam de 3 a 4 mil reais.

A modalidade PCI possui quatro níveis: para a bolsa PCI-DA podem concorrer apenas profissionais com dez anos de experiência em projetos em P&D ou com título de doutor há, no mínimo, dois anos, ou ainda, com titulação de mestre há, no mínimo, quatro anos; para a modalidade PCI-DB, a experiência profissional exigida é de 6 anos ou a apresentação de titulação de doutoramento ou de mestrado com no mínimo dois anos da data de obtenção do diploma; para concorrer à bolsa PCI-DC o candidato precisa ter no mínimo 3 anos de experiência e apresentar diploma de nível superior com grau de mestre; já para concorrer na última modalidade, a PCI-DD, é exigido dois anos de experiência na atividade profissional e apresentação do diploma de nível superior, ou técnico de nível médio. Veja mais detalhes na chamada.

Como participar - Para participar da seleção, os candidatos devem enviar para o email bolsas@museu-goeldi.br um plano de trabalho de até 4.000 palavras, juntamente com um formulário de solicitação de inscrição do candidato preenchido, link do Currículo Lattes atualizado, carta de intenções justificando o plano de trabalho dentro das metas institucionais, cópia do CPF e RG (ou de RNE/CPF ou passaporte para candidatos estrangeiros), comprovante de titulação e de aceite ou de submissão de publicações, caso o candidato pretenda pontuar trabalhos aceitos ou submetidos a periódicos científicos. O formulário de inscrição está disponível aqui.

Na possibilidade de o candidato já ter participado do Programa e queira renovar sua bolsa, é solicitado, também, o envio de um resumo de resultados obtidos até o momento da candidatura com comprovação da produção científica no período de vigência da bolsa. Acesse a chamada e veja a estrutura do plano de trabalho e demais especificações. Ao serem selecionados, os futuros bolsistas deverão apresentar uma declaração afirmando não ter grau de parentesco com funcionários do Museu Goeldi e outra informando dedicação exclusiva, sem vínculo empregatício com demais instituições durante o período de vigência da bolsa.

O candidato selecionado também deverá enviar uma declaração assinada pelo supervisor de suas atividades indicando o aceite e que a bolsa não será utilizada para fins administrativos ou de gestão privada de carreira da instituição, além da cópia do diploma e duas fotos 3x4 recente. O formulário de inscrição e demais declarações estão disponíveis aqui.

Texto: Mayara Maciel