Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi: 152 anos de história, ciência e cultura

Museu Goeldi: 152 anos de história, ciência e cultura

O Museu Goeldi celebra aniversário e convida o público para viver experiências no Parque Zoobotânico da instituição. Um dos destaques da comemoração será a estreia do Pint of Goeldi, um bate-papo sobre ciência, comunicação e povos e comunidades tradicionais, no Café do Museu.
publicado: 04/10/2018 12h31, última modificação: 04/10/2018 14h50

Agência Museu Goeldi – Neste sábado (6), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) completa 152 anos de história, produção e divulgação científica e cultural. E para celebrar esta data tão importante, junto ao público, a mais antiga instituição de pesquisa da Amazônia preparou atividades que incluem bate-papo, parabéns em torno de um bolo terruá e visita guiada. Todos estão convidados a participar das comemorações, que serão realizadas nesta sexta-feira (5) e no sábado (6), no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

Café do Museu – Na tarde de sexta (5), as atividades de comemoração do aniversário serão realizadas no deck do Café do Museu, instalado no Parque Zoobotânico, logo atrás do prédio da Rocinha e em frente ao chalé da Diretoria.

Visitantes, servidores, bolsistas e amigos do Museu Goeldi serão convidados a darem as mãos e cantarem parabéns em torno do bolo ecológico, para celebrar os 152 anos da instituição. Neste ano, o bolo será diferente: ao invés de flores, teremos um bolo terruá, preparado com frutos e alimentos típicos encontrados nas feiras de Belém em outubro.

Logo depois, haverá a estreia do Pint of Goeldi, ou, traduzindo livremente, uma Pitada de Goeldi. Três convidadas inauguram as pitadas goeldianas. O primeiro bate-papo aborda a proposta diferenciada do Café do Museu e será apresentada pela presidente do Conselho Curador do espaço, Benedita Barros. O Café e a relação do Museu Goeldi com as comunidades indígenas e tradicionais é o assunto da pesquisadora Regina Oliveira. Quem faz a mediação da conversa é a jornalista Joice Santos, que também fala sobre a proposta do Café do Museu como um canal e espaço de comunicação.

“Pretendemos que seja uma conversa interessante e envolvente. O Café do Museu é uma nova ferramenta de comunicação para apresentar à população os conhecimentos produzidos pelo Museu Goeldi. Escolhemos comemorar desta forma diferenciada os 152 anos de pesquisa da instituição”, explica Maria Emília Sales, Coordenadora de Comunicação e Extensão do Museu Goeldi.

Programa Natureza – No sábado (6), dia em que o Museu Goeldi completa seus 152 anos, as atividades ficarão por conta das aventuras do Macaco Ximbica que, juntamente com a turma do Programa Natureza, irá capitanear um passeio pelo Parque e compartilhar ciência e história de forma lúdica com os visitantes. As atividades são gratuitas e estão abertas para todos os interessados. Venha comemorar o aniversário do Museu Emílio Goeldi com a gente!

História – Fundado em 6 de outubro de 1866, por Domingos Soares Ferreira Penna, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) é o primeiro projeto nacional de estudo científico da Amazônia, sendo ainda o segundo museu de história natural mais antigo do Brasil. Sua agenda de investigações sobre os processos naturais e dinâmicas sociais da região amazônica servem de apoio para gestores das três esferas, comunidades e empresas.

Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil (MCTIC), o Museu Goeldi mantém atualmente mais de 4,5 milhões de itens tombados em 19 coleções científicas, que abrangem acervos etnográficos, arqueológicos, linguísticos, biológicos, minerais e fósseis, e documentais.

Texto: Hojo Rodrigues

Serviço | Programação de Aniversário dos 152 anos do Museu Goeldi

5 de outubro (sexta-feira):

15h | Pint of Goeldi e Bolo de frutas

6 de outubro (sábado):

9h30 | Visita Guiada pelo Parque Zoobotânico, com Macaco Ximbica e seus amigos do Programa Natureza.