Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu da Amazônia e sua ciência chega a Recife
conteúdo

Agência de Notícias

Museu da Amazônia e sua ciência chega a Recife

Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado em Belém, Pará, participa do evento que promove a discussão sobre os avanços da Ciência
publicado: 17/07/2013 16h00, última modificação: 14/08/2017 11h20

Agência Museu Goeldi- Em sua 65ª edição a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC - tem como tema central “Ciência para o Novo Brasil”. Com vasta programação científica, composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros e minicursos, o evento traz  a já tradicional ExpoT&C- Mostra de Tecnologia e Ciência, que há duas décadas apresenta ao público as principais realizações brasileiras no setor. 

ExpoT&C - Abrigada em um grande pavilhão, a Mostra reúne as unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de outras entidades. Durante a exposição, que acontece  de 22 a 26 de julho, o público visitante terá oportunidade de apreciar parte do conhecimento científico brasileiro produzido nas mais diversas áreas. 

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), unidade de pesquisa do MCTI, estará presente na Mostra com a exposição sobre os 20 anos da Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn). Estabelecida na Floresta Nacional (Flona) de Caxiunã, a ECFPn, permite aos pesquisadores desenvolver pesquisas de longa duração devido a sua riqueza e diversidade de flora e fauna; numa amostragem representativa dos principais ecossistemas amazônicos, entre eles a várzea, a terra firme e o igapó.A exposição  destaca uma parcela do que se conseguiu pesquisar em 20 anos de existência da Estação, que abrange dados importantes para a Ciência, a exemplo da identificação de novas espécies. Para além das Ciências Naturais, a mostra apresenta ações de interação entre o Museu Goeldi e as populações que habitam o interior e o entorno da Flona de Caxiuanã, por meio de atividades de educação, saúde, ecoturismo, agricultura familiar, agroindústria e cooperativismo, promovidas pelo Programa Floresta Modelo de Caxiuanã.

Palestras - Além da exposição, a Coordenadora da Estação Científica Ferreira Penna e pesquisadora do Museu Goeldi, Graça Ferraz ministrará palestras e fará o lançamento de livros no miniauditório da ExpoT&C . No dia 22, segunda-feira, a partir das 12h20, Graça Ferraz vai falar sobre o livro intitulado Caxiuanã: História Natural e Ecologia de uma Floresta Nacional da Amazônia que reúne informações e resultados de pesquisas desenvolvidas ao longo de 17 anos por zoólogos, botânicos, ecólogos e outros profissionais que realizaram pesquisa em Caxiuanã. 

Já no dia 23, Graça Ferraz e o pesquisador Fábio Nauras Akhras, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI,  apresentam às 10h30, o livro Floresta Nacional de Caxiuanã: Patrimônio Biológico e Cultural da AmazôniaA publicação, destinada a professores e moradores da Floresta Nacional de Caxiuanã, revela a sócio e a biodiversidade da Flona Caxiuanã. 

Ciência na Floresta - Base avançada de pesquisas localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Pará, a  ECFPn, foi inaugurada em 1993, e é fruto da cooperação entre o Museu Goeldi e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Localizada a 400 km em linha reta da capital do estado do Pará,  Belém, a infra-estrutura da Estação inclui hospedagem para até 40 pessoas, refeitório, auditório, laboratórios, barcos, torre de controle de coleta de dados metereológicos, acesso à internet e telefonia com o apoio do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). 

Graças ao apoio e à logística da ECFPn, já existe um considerável conhecimento acumulado sobre a biodiversidade de Caxiuanã desenvolvido por pesquisadores do Museu Goeldi e de outras instituições científicas do Brasil e do exterior. No que se refere a novas espécies descritas pelos cientistas, a contribuição de Caxiuanã para a Ciência é superior a 100. Além disso, quase 300 organismos da flora, fauna e fungos encontrados na região foram registrados pela primeira vez no estado do Pará, enquanto 141 são novos registros para o Brasil e 153, para a Amazônia Brasileira. 

O Museu Goeldi desenvolve projetos de educação e desenvolvimento socioeconômico junto às comunidades residentes na floresta e no seu entorno. Na Estação Científica “Ferreira Penna” também são realizados cursos de campo para estudantes, professores e outras atividades direcionadas à comunidade em geral como as Olimpíadas de Ciências de Caxiuanã. 

O Museu Paraense Emilio Goeldi, originalmente Associação Philomática, fundada por Domingos Soares Ferreira Penna em 1866, comemora, em 2016, 150 anos como a mais antiga instituição de pesquisa da Amazônia brasileira. Localizada em Belém, é unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e investiga temas das Ciências Naturais e das Ciências Humanas produzindo conhecimento sobre os ecossistemas regionais e com atuação de destaque na divulgação de resultados de pesquisas através de exposições, ações educativas de Comunicação da Ciência. 

Serviço 
Exposição: “Caxiuanã: uma Estação Científica no coração da floresta”. Período: 22 a 26 de julho de 2013; Horário: 10 às 19 horas; Local: Pavilhão da Feira ExpoT&C-SBPC- Campus da Universidade Federal de Pernambuco, Recife.


Texto: Lilian Bayma