Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostra apresenta o curioso mundo dos artrópodes

Mostra apresenta o curioso mundo dos artrópodes

Durante todos finais de semana de setembro, os visitantes do Parque Zoobotânico têm tido a oportunidade de ver bem de perto alguns exemplares desses animais tão populares e, muitas vezes, temidos.
publicado: 21/09/2018 14h53, última modificação: 21/09/2018 16h14

Agência Museu Goeldi – A mostra “Animais Fantásticos: o universo dos artrópodes” caiu nas graças do público do Parque Zoobotânico. Realizada pelo Grupo de Estudos de Artrópodes da Amazônia (GEEA) com o apoio do Museu Paraense Emílio Goeldi, a exposição apresenta a diversidade e algumas curiosidades sobre essas espécies. Os visitantes têm ainda mais dois finais de semana para curtirem a mostra, sempre no horário de 9h às 12h, no espaço do Castelinho.

Entre os exemplares que fazem parte da exposição, estão espécies de aracnídeos, crustáceos, insetos e miriápodes. Considerada a maior espécie de aranha do mundo, a tarântula-golias (Theraphosa blondi) integra a mostra, ao lado de algumas das aranhas mais peçonhentas do planeta, como a aranha marrom (Loxosceles amazônica) e a aranha armadeira (Phoneutria sp).

Os insetos também chamam bastante atenção, como os exemplares da mariposa-bruxa-branca (Thysania agrippina), do besouro rinoceronte (Megassoma sp.) e da maior formiga do mundo, conhecida como formiga gigante (Dinoponera gigantea). Dos crustáceos, o grupo apresenta o famoso caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e o camarão-gigante-da-malásia (Macrobrachiumrosenbergii).

Além de parte do acervo da Coleção Didática do Museu Goeldi, a exposição reúne alguns animais vivos, garantindo ao público a chance de interagir com eles – com toda segurança, como é o caso da aranha caranguejeira (Lasiodora parahybana). “O público superou nossas expectativas, pois observamos uma grande frequência de visitantes que se mostraram bastante interessados e satisfeitos com essa experiência. Percebemos também que a interação que pode ser realizada com os animais vivos proporcionou a desmitificação de alguns deles”, destaca Cláudio Júnior, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução, do Museu Goeldi.

GEAA – Os artrópodes formam o grupo mais numeroso de animais do planeta. São animais invertebrados, com partes do corpo segmentadas e articuladas. O Grupo de Estudos de Artrópodes da Amazônia surgiu a partir de uma iniciativa de estudantes de pós-graduação e de iniciação científica do Museu Emílio Goeldi. Atentos à importância de estudos voltados para os artrópodes, o grupo vem realizando diversos trabalhos de extensão, destacando-se a mostra realizada no Parque Zoobotânico, que também já passou por outros locais de Belém (PA).

Serviço | Mostra “Animais Fantásticos: o universo dos artrópodes”

Data: Todos os finais de semana do mês setembro (sábado/domingo).

Hora: 9h às 12h.

Local: Castelinho, Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376 - São Brás, Belém – PA).

Realização: Grupo de Estudos de Artrópodes da Amazônia em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi.