Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Moluscos cenozoicos da Patagônia são tema de palestra no Goeldi

Moluscos cenozoicos da Patagônia são tema de palestra no Goeldi

Os moluscos são ferramentas importantes nos estudos paleogeográficos e paleocirculátórios da região da Patagônia (Argentina)
publicado: 10/05/2016 11h30, última modificação: 20/02/2018 16h37

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) realiza nesta sexta-feira (13) a palestra “Los moluscos cenozoicos de la Patagonia: herramientas paleobiogeográficas y bioestratigráficas”. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados e acontecerá no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, na Av. Perimetral, bairro da Terra Firme.

A palestra fala sobre os moluscos encontrados na região da Patagônia argentina, com enfoque na utilização destes como ferramentas para o estudo das correlações entre as bacias sedimentares da região.

O evento será conduzido pela Dra. Claudia Del Río, do Museu Argentino de Ciências Naturais "Bernardino Rivadavia”, que atua na Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia do Museu Goeldi como bolsista do Programa de Capacitação Institucional MPEG/MCTI.

O estudo dos moluscos permitiu definir novas biozonas cenozoicas e a análise composicional destas faunas permitiu diferenciá-las claramente das do resto do hemisfério sul, o que auxilia nas hipóteses sobre sua origem, precisando os registros paleogeográficos e paleocirculatórios da região.

Texto: Lorena do Couto

Serviço

Palestra "Los moluscos cenozoicos de la Patagonia: herramientas paleobiogeográficas y bioestratigráficas"

Palestrante: Dra. Claudia Del Río (Museo Argentino de Ciencias Naturales "B. Rivadavia”), Bolsista do Programa de Capacitação Institucional - CCTE/MPEG/MCTI