Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Métodos para documentação digital de línguas indígenas

Métodos para documentação digital de línguas indígenas

Uma oficina é o primeiro evento do colóquio internacional que acontece em maio deste ano e tem como tema as línguas amazônicas
publicado: 14/02/2014 12h15, última modificação: 22/08/2017 16h18

Agência Museu Goeldi – Seguem até este sábado (15/02) as inscrições gratuitas para a Oficina Intensiva sobre Métodos para a Documentação Digital de Línguas Indígenas, que será realizada de 19 a 24 de maio de 2014 como pré-evento do colóquio internacional AMAZONICAS V – “A Estrutura das Línguas Amazônicas: Fonologia e Sintaxe”.

A Oficina Intensiva sobre Métodos para a Documentação Digital de Línguas Indígenas será em tempo integral, com aulas práticas tanto pela manhã, quanto pela tarde e à noite. Além do ensino em português, haverá tradução para o espanhol. O conteúdo programático da oficina aborda os aspectos técnicos dos equipamentos de documentação, de métodos para a produção e a edição de gravações de áudio e vídeo, do uso de programas de computador, de sistemas de metadados, do uso de energia solar, das relações com as comunidades indígenas e os aspectos legais e éticos da documentação.

Entre os ministrantes, estão Denny Moore (PhD em Lingüística e Antropologia Cultural pela City University of New York), e Glenn Shepard (PhD em Antropologia Médica pela Universidade da Califórnia).

Participarão da oficina estudantes indígenas e estudantes não-indígenas, tanto da graduação quanto da pós-graduação, de países da Bacia Amazônica como o Brasil, Peru, Colômbia ou Bolívia. A inscrição é gratuita e haverá um processo seletivo, cujo resultado será divulgado até o próximo dia 25 de fevereiro. Os interessados devem enviar um e-mail oficina.AmazonicasV@gmail.com até o próximo sábado, 15. Veja aqui os documentos que devem ser enviados no ato na inscrição. Os candidatos serão selecionados de acordo com sua capacidade intelectual, comprometimento com a linguística indígena, e perspectivas para o uso futuro do treinamento.

A oficina será no prédio do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB-Norte 2) e seu público preferencial são estudantes que participarão do colóquio internacional AMAZONICAS V,  que ocorrerá no período de 26 a 30 de maio de 2014, em Belém.

Amazonicas V -Organizado para ser bianual e itinerante, de forma a alternar sua sede em diferentes países amazônicos, “A Estrutura das Línguas Amazônicas: Fonologia e Sintaxe” é um espaço para troca e colaboração na área de estudos de línguas indígenas amazônicas. O evento compõe um simpósio fonológico e um simpósio gramatical, além de um dia reservado a estudos de uma família linguística específica.

A quinta edição do Amazonicas é uma realização conjunta do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e da Universidade Federal do Pará (UFPa) e será sediado no Hotel Beira Rio, localizado na beira do rio Guamá, no lado sul da cidade de Belém.

Pelo MPEG, a equipe organizadora do evento inclui os linguistas Denny MooreHein van der Voort (PhD em Linguística pela Universidade de Leiden) e Ana Vilacy Galúcio (PhD em Linguística pela University of Chicago), e pela UFPa, Gessiane Lobato Picanço (PhD em Linguística pela University of British Columbia) e Sidney da Silva Facundes (PhD em Linguística pela State University of New York at Bufalo).

A programação é extensa e recheada de vários diálogos, apresentações de trabalhos e conferências que englobam os três simpósios: Fonologia: "Prosódia em constituintes além da palavra"Sintaxe: "Predicação não verbal" e Família Linguística: "A família linguística Tupi".

Os interessados em participar do colóquio como ouvintes podem se inscrever através do site, no qual estão também a tabela de valores e datas de pagamentos.

Para saber mais informações sobre o AMAZONICAS V, visite o site oficial, o Facebook e esclareça as dúvidas através do e-mail amazonicasV@gmail.com.

Serviço:

Oficina Intensiva sobre Métodos para a Documentação Digital de Línguas Indígenas – de 19 a 24 de maio de 2014, no prédio do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB-Norte 2). Inscrições gratuitas e com seleção dos participantes, até o dia 15 de fevereiro.

AMAZONICAS V - “A Estrutura das Línguas Amazônicas: Fonologia e Sintaxe” – de 26 a 30 de maio de 2014, no Hotel Beira Rio. Inscrições no site.

Texto: Alice Martins Morais