Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Máscaras para revelar

Máscaras para revelar

Através de oficina, promovida pelo Museu Goeldi, adolescentes e adultos poderão produzir e conhecer máscaras e seus significados culturais
publicado: 16/04/2013 13h20, última modificação: 13/08/2017 09h44

Agência Museu Goeldi - Máscaras assumem diversos  significados na cultura  dos povos indígenas. Elas estão presentes em manifestações culturais e festivas estabelecendo comunicação entre os indivíduos em cerimônias e rituais. Com o objetivo de motivar, valorizar e comentar esses significados simbólicos, o Museu Paraense Emílio Goeldi organiza a oficina “Qual o segredo da Máscara?”,  que acontece nos dias 18 e 19 de abril.

A oficina “Qual o segredo da Máscara?”, que faz parte das atividades do evento “Abril 2013, Mês dos Povos Indígenas” no Museu Goeldi, abre 20 vagas para adolescentes e adultos interessados em conhecer melhor a cultura indígena e as representações das máscaras. As inscrições ocorrem até o dia 17 de abril.

A atividade busca valorizar a Arte Indígena como fonte de inspiração através das diferentes formas, cores e representações de artefatos como as máscaras e sua herança na sociedade não-índia. Compreender a dinâmica em diversos momentos de interação social desses povos e informar aos participantes a possível percepção ambiental e patrimonial que caracterizam o uso de  máscaras é outro objetivo da Oficina.

Segundo as ministrantes da Oficina as professoras Graça Santana e Ana Cláudia Silva, os valores simbólicos das máscaras são encontrados em diversas populações e lugares do mundo com várias funções desde as de cunho religioso até as que tem significado  funerários, entre outros. Da metodologia da oficina consta a observação  e identificação, através de fotos, das formas como as máscaras são usadas por povos de outras culturas.

Conteúdo da Oficina

Primeiro dia– Inicialmente, serão apresentados os participantes e o material utilizado para elaborar as máscaras. Para gerar interesse pela atividade, será realizada a dinâmica “Qual o segredo da máscara” e depois será apresentado um vídeo sobre populações indígenas.  Para finalizar, serão ministradas aulas práticas para customização das máscaras com caixas, fios, jornais, revistas e diversos materiais disponíveis.

Segundo dia – Será apresentado um texto sobre o tema da oficina. Logo após, os participantes farão uma visita guiada no Parque Zoobotânico com auxílio de um técnico do Serviço de Educação do Museu para coletar materiais, como semente, folhas e galhos, para serem usados na confecção das máscaras durante a oficina.

Serviço – A oficina “Qual o segredo da Máscara?” integra a programação Abril 2013, mês dos Povos Indígenas no Museu Goeldi, que acontece nos dias 18 e 19 de abril na sala do Pesquisador Mirim, localizada no Serviço de Educação e no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Para inscrições e informações, falar com Ana Cláudia Silva ( acsilva@museu-goeldi.br) através do telefone 3182 3242 e Helena Quadros ( hquadros@museu-goeldi.br), 3182 3219.

Confira programação do Mês dos Povos Indígenas

Texto: Jéssica Silva