Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais do que ver, interpretar

Mais do que ver, interpretar

Programação da exposição ‘”Visões” continua com oficina que leva a apreciação da arte rupestre a outro nível
publicado: 29/08/2013 14h30, última modificação: 15/08/2017 09h00

Agência Museu Goeldi - O Museu Emílio Goeldi oferece no próximo mês de setembro o Curso de Interpretação do Patrimônio “Ver, perceber e Conhecer”, para tratar a percepção sobre o patrimônio e sua reelaboração. O curso é parte da programação educativa da Exposição “Visões – A Arte Rupestre em Monte Alegre”, que está em cartaz desde maio no Parque Zoobotânico.

O curso funcionará como oficina, na qual os participantes entrarão em contato de forma mais aprofundada com a arte rupestre que com a exposição em si, elaborando planos interpretativos focados na visualização e na dinamização desse patrimônio. A interpretação tem o desafio de conectar os interesses pessoais dos visitantes com os significados do recurso patrimonial visitado.

Segundo a ministrante da oficina, Ana Cláudia Silva (Educação do Serviço de Educação do Museu Goeldi; Turismóloga e Mestre em Memória social e documento. Segundo a educadora, haverá um planejamento interpretativo que busque as respostas para as seguintes indagações: "Que estratégia poderia utilizar para revelar os significados do local/sítio aos visitantes que se encontram desfrutando de seu tempo livre nestes espaços ou em suas cercanias? Como conectar os interesses do público com esses significados?".

Podem se inscrever profissionais da área de patrimônio, museologia, turismo, pedagogia, história e áreas afins, através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site do Museu. Essa será a segunda oficina da programação educativa da exposição, sendo antecedida por “A Arte Pré-Histórica na Argila”.

“Visões – A Arte Rupestre em Monte Alegre” exibe os resultados do projeto “Arte rupestre de Monte Alegre – difusão e memória do patrimônio arqueológico”, que objetiva divulgar o patrimônio arqueológico da cidade do sudoeste do Pará. O projeto também originou publicações, ações socioeducativas e em um selo especial dos Correios e na exposição.

O Curso de Interpretação do Patrimônio “Ver, perceber e Conhecer” será ministrado de 16 a 20 de setembro de 2013, das 14 às 17h, no Museu Goeldi Av. Magalhães Barata, 376.

Para mais informações sobre o projeto e a Arte Rupestre, acesse o canal do Youtube do MPEG e o site de arqueologia de Monte Alegre do Museu.

Texto: Alice Martins Morais.