Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Litoral amazônico já tem mapa de riscos de derramamento de óleo
conteúdo

Agência de Notícias

Litoral amazônico já tem mapa de riscos de derramamento de óleo

O Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Bacia Foz do Amazonas será lançado em Macapá (AP) e Belém (PA) nos próximos dias 2 e 3 de agosto. A publicação inédita é resultado de pesquisas coordenadas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá, Museu Emílio Goeldi e Universidade Federal do Pará
publicado: 31/07/2017 11h00, última modificação: 22/11/2017 16h13
Exibir carrossel de imagens Acervo Museu Goeldi Foz do Amazonas tem maiores bosques de manguezais do mundo

Foz do Amazonas tem maiores bosques de manguezais do mundo

Agência Museu Goeldi - A perspectiva de exploração de petróleo na costa amazônica gera debates sobre as possibilidades de ganhos econômicos e riscos ambientais ligados à atividade. Agora, a sociedade civil e tomadores de decisão têm mais um instrumento para a discussão do tema, com o lançamento do Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Bacia Foz do Amazonas, coordenado pelos especialistas Valdenira Santos, do Instituto de Estudos do Amapá- IEPA, e Amílcar Mendes, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). A publicação será apresentada nos próximos dias 2 e 3 de agosto (quarta e quinta-feira).

No dia 2, os seminários de lançamento serão realizados no Museu Sacacá, em Macapá (AP), e dia 3 no Museu Goeldi, em Belém (PA). O atlas reúne mapeamentos de vários aspectos da Foz do rio Amazonas, em região que vai da costa do Amapá, passando pelo Marajó, até o estuário do rio Maracanã (PA).

Tanto aspectos naturais (como geografia e vegetação) quanto humanos da região foram registrados, com o objetivo de diagnosticar a sensibilidade dos habitats desse litoral ao derramamento de óleo e mapear a capacidade de resposta a emergências, para o caso de necessidades de contenção/limpeza/remoção de poluentes.

Foz do Amazonas tem maiores bosques de manguezais do mundoA elaboração de Cartas de Sensibilidade a Derramamentos de Óleo (Cartas SAO) oficiais são uma exigência da legislação brasileira e se articulam a compromissos internacionais de combate a poluição por óleo assumidos pelo Brasil.  A Lei n° 9.966/2000 atribuiu ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) a responsabilidade de identificar, localizar e definir os limites de áreas ecologicamente sensíveis com relação à poluição causada por derramamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas brasileiras.

Amazônia – Os desafios ambientais para a exploração de petróleo na costa amazônica são grandes. Contígua à Bacia Marítima da Foz do Amazonas, encontram-se extensas e contínuas áreas de manguezais que, somadas aos manguezais do Maranhão e Guiana Francesa, formam um dos mais extensos cinturões lamosos colonizados por manguezais do mundo. A área afetada diretamente pela dispersão do rio Amazonas inclui ecossistemas contíguos ao longo das Guianas até o litoral caribenho.

Em 2013, blocos de exploração na Bacia Marítima da Foz do Amazonas foram concedidos às empresas Total, BP e Queiroz Galvão, em leilões realizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). O processo de licenciamento ambiental está em análise no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apenas para estudos prévios e perfuração de sondagens, não para produção industrial regular.

Atlas - O atlas é resultado do Projeto Mapeamento e Elaboração de Cartas de Sensibilidade Ambiental para Derramamento de Óleo para a Bacia da Foz do Amazonas (Cartas SAO FZA). A pesquisa foi coordenada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá (IEPA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Universidade Federal do Pará (UFPA), com financiamento do Ministério de Meio Ambiente (MMA), em Convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Junto ao Atlas, será lançado também um site com todos os produtos cartográficos gerados (Cartas SAO) e Banco de Dados do Projeto para consulta. No Banco de Dados Georeferenciado (BDG) estarão organizadas, padronizadas e  atualizadas   as   bases   de   informações   relativa   ao mapeamento de sensibilidade ao derramamento.

Serviço: Lançamento do Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Bacia Foz do Amazonas

Data: 2 de agosto em Macapá / 3 de agosto em Belém.

Local: 

2 de agosto - Auditório do Museu Sacaca, Av. Feliciano Coelho, 1509 - Trem, Macapá (AP).

3 de agosto - Auditório do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, Av. Gov. Magalhães Barata, 376 – São Braz, Belém (PA).

 

PROGRAMAÇÃO

02/08/2017 (quarta-feira)

Local: Auditório do Museu Sacaca, Av. Felíciano Coelho, 1509 - Trem, Macapá - AP

 

08h00 – Mesa de Abertura (MMA, IEPA, MPEG, SETEC, SEMA)

08h30 – O Brasil e as Cartas SAO – Diego Pereira (MMA)

08h50 – O projeto Cartas SAO FZA e Bases para o mapeamento das informações (Valdenira Santos, IEPA)

09h10 – Habitats e Índices de Sensibilidade Ambiental (Amilcar Mendes, MPEG)

09h30 – Recursos Biológicos Sensíveis ao Óleo (Érica Jimenez, PESCAP)

09h50 – Intervalo

10h10 – Uso dos Recursos e Atividades Humanas (Catherine Prost, UFBA, e

Zanandrea Ramos, Iterpa/AP)

10h30 – Fontes de Poluição e Resposta (Amilcar Mendes, MPEG)

10h50 – Banco de Dados Geográficos (BDG) (Francinete Facundes, IEPA, e Ronaldo Pereira, IEPA)

11h10 – Lançamento do Atlas e BDG

 

03/08/2017 (quinta-feira)

Local: Auditório do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, Av. Gov. Magalhães Barata, 376 – São Braz, Belém - PA

09h – Mesa de Abertura (MMA, IEPA, MPEG, UFPA, SEMAS)

09h30 – O Brasil e as Cartas SAO – (Diego Pereira, Representante MMA)

09h45 – O Projeto Cartas SAO FZA (Valdenira Santos, IEPA)

10h00 – Mapeamento de Habitats e ISL (Amilcar Mendes, MPEG)

10h15 – Parâmetros Costeiros e Oceânicos (Luis Takiyama, IEPA)

10h30 – Recursos Biológicos Sensíveis ao Óleo (Érica Jimenez, PESCAP)

10h45 – Uso dos Recursos e Atividades Humanas (Catherine Prost, UFBA)

11h00 – Fontes de Poluição e resposta (Amilcar Mendes, MPEG)

11h15 – Banco de Dados Geográficos (BDG) (Francinete Facundes, IEPA)

11h30 – Lançamento do Atlas e Banco de Dados

11h45 – Coquetel de encerramento