Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jovens cientistas no Destaque Amazônia

Jovens cientistas no Destaque Amazônia

Jornal do Museu Goeldi apresenta coleções científicas que incentivam jovens pesquisadores a adentrarem o mundo da Ciência. A formação e treinamento deles em diversas áreas do conhecimento e pelo uso das coleções como universo investigativo é tema da edição 65 do Destaque Amazônia
publicado: 11/11/2013 13h15, última modificação: 22/08/2017 14h08

Agência Museu Goeldi – O jornal Destaque Amazônia traz, em sua edição de novembro de 2013, o diverso mundo de coleções paleontológicas, palinológicas e osteológicas conservadas no Museu Paraense Emílio Goeldi, em acervos há mais de cem anos. As coleções abrem oportunidades de pesquisa e estudos detalhados de fósseis, grãos de pólen e da estrutura, além da forma e desenvolvimento dos ossos. As pesquisas que estampam as folhas do jornal são resultados de treinamento de estudantes em Iniciação Científica. Algumas das iniciativas trabalham para abrir coleções de caráter didático para uso por estudantes do ensino médio e fundamental, através do projeto “Catalogação de fósseis da Coleção Didática do Museu Paraense Emílio Goeldi”.

Paleontologia – A coleção didática é fruto de projeto de iniciação científica para Catalogação de Fósseis como ferramenta de aproximação da ciência com estudantes do ensino fundamental e médio. O trabalho é desenvolvido na Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE) do Museu Goeldi, de onde fazem parte os pesquisadores que orientaram estudantes na descoberta de informações que muito contribuem no saber da evolução das espécies.

Destaque Amazônia traz, também, matéria sobre o acervo do Museu Goeldi que contém produtos das coletas realizadas pelos pesquisadores quando em campo, entre eles as Praias do Atalaia e do Farol Velho, no município de Salinópolis, e o município de Capanema, ambos no nordeste paraense.

O trabalho daqueles que estudam a paleontologia, Ciência que está mais acessível à todos nesta edição do jornal, está na constante retirada do solo de itens de valor científico. Trabalhando a rocha, por exemplo, e quebrando-as, é que se encontram os fósseis.

Nem sempre o trabalho é fácil. Algumas vezes, as rochas precisam ser levadas para o laboratório para serem fragmentadas sem que o material todo seja prejudicado e aconteça perca de estruturas que poderão ainda contribuir ao trabalho.

Palinoteca informatizada – Na Palinoteca do Goeldi, várias espécies de grãos de pólen são encontradas. Esta variedade coletada na Amazônia garante a preservação da herança genética vegetal que tem um importante valor científico para estudos sobre e na região.

A coleção de grãos de pólen, ou palinoteca, atrai jovens estudantes da iniciação científica, como o aluno da Universidade do Estado do Pará, Braz José de Castro Filho, cujo talento foi reconhecido e, hoje, se encontra na Europa como bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras dando continuidade a seus estudos de Engenharia Ambiental.

O trabalho de Braz é intitulado “Informatização Palinoteca do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém-PA: Contribuição ao Reconhecimento da Flora e dos Ecossistemas Amazônicos e Extra- Amazônicos”, e se destacou no XX Seminário Iniciação Científica do Museu Goeldi, em 2012, também compõe reportagem que homenageia o trabalho que ratificou a importância do Museu na contribuição para a Amazônia com estudos realizados sobre a botânica.

Revelando a vida – Os esqueletos completos que são preservados na coleção de osteologia do Museu Goeldi há cerca de 120 anos, permitem a comparação de espécies. Desde 1896, vários exemplares vêm sendo catalogados e preservados. Os ossos da coleção inspiraram o trabalho “Catalogação de exemplares da Coleção Osteológica do Laboratório de Paleontologia do MPEG”, desenvolvido por Felipe S´thiago Freitas, orientado por Dra. Heloisa Santos, curadora das Coleções de Paleontologia e de Minerais e Rochas do Goeldi.

Durante o trabalho, foram encontrados outros exemplares de mamíferos e duas novas unidades de classificação de seres vivos, que são muito importantes para a paleontologia, pois ajuda na identificação de outros fósseis. As descobertas passaram a compor da Coleção Osteológica ligada ao Laboratório de Paleontologia do Museu Goeldi.

O informativo – O Destaque Amazônia, jornal bimestral do MPEG, chega a sua 31ª edição desde sua nova fase, iniciada em 2008, quando foi reelaborado pela Agência Museu Goeldi, do Serviço de Comunicação Social (SCS), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Neste mês de novembro de 2013, dedicou-se ao estudo das coleções paleontológicas, palinológicas e osteológicas do Museu Goeldi. Dê sua opinião ou sugestão através do e-mail destaqueamazonia@museu-goeldi.brConfira a edição na estante virtual do jornal disponível no Portal do Museu Goeldi.

Texto: Kamila Nascimento

Galeria de Imagens: