Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para bolsas de pesquisa encerram no próximo dia 11

Inscrições para bolsas de pesquisa encerram no próximo dia 11

O Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Museu Goeldi disponibiliza tres modalidades de bolsas de longa duração para doutores e mestres que atuem em áreas estratégicas para o Museu Goeldi na região amazônica. As bolsas não estão disponíveis para alunos de pós-graduação. Os selecionados iniciarão seus trabalhos em janeiro de 2017 e seu enquadramento é feito com base na titulação.
publicado: 07/12/2016 11h00, última modificação: 20/03/2018 12h04

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) encerra no dia 11 de dezembro o processo de seleção de bolsistas de longa duração nas modalidades PCI-D e DTI do Programa de Capacacitação Institucional (PCI). O edital é direcionado a profissionais com experiência de pesquisa e titulação de mestres ou doutores - é vedada a participação de alunos de pós-graduação. O objetivo do Programa é elevar o potencial da pesquisa científica, tecnológica e de inovação, além de ampliar e melhorar os serviços técnico-científicos oferecidos pela instituição, como também capacitar pessoas para atuar em projetos na região amazônica, em áreas estratégicas do Museu Goeldi.

As novas bolsas PCI serão implementadas a partir de janeiro de 2017Os candidatos podem concorrer a vagas em um dos seguintes temas estratégicos: “Biodiversidade e Evolução”; “Sistemas naturais e antropizados”; “Diversidade social e cultural”; “Comunicação e Educação de ciência na Amazônia”, “Biotecnologia e Inovação", "Tecnologias de Informação” e "Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal".

Os futuros bolsistas irão trabalhar nas dependências do Museu Goeldi, em Belém do Pará, com ingresso em janeiro de 2017. A carga horária é de 40 horas semanais, com valor de bolsa variando de R$3.380,00 a R$5.200,00, de acordo com a formação acadêmica, experiência profissional e número de publicações do candidato.

As modalidades de bolsas ofertadas possuem diferenças níveis detalhados na chamada.

As bolsas terão duração de até 9 meses (Janeiro a Setembro/2017), com possibilidade de renovação dependendo da avaliação dos resultados - e sujeita à renovação do Programa PCI, no âmbito do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e do Projeto PCI/MPEG. O prazo máximo de permanência no programa PCI é de 36 meses (3 anos).

O enquadramento dos bolsistas PCI para a Chamada 01/2016 será feito com base na titulação do candidato, por exemplo: PCI-DC para mestres (não importando o tempo de titulação),PCI-DB doutores com menos de dois anos de titulação e PCI-DA para doutores com dois ou mais anos de titulação.

Como se inscrever - As inscrições vão até o dia 11 de Dezembro. Para participar da seleção, os candidatos devem enviar para o e-mail bolsas@museu-goeldi.br um plano de trabalho com até 4.000 palavras, juntamente com um formulário de inscrição do candidato preenchido, link do Currículo Lattes atualizado, carta de intenções justificando o plano de trabalho dentro das metas institucionais, cópia do CPF e RG (ou de RNE/CPF ou passaporte para candidatos estrangeiros), foto 3x4 recente, comprovante de titulação e comprovantes de aceite ou de submissão de publicações - caso o candidato pretenda pontuar trabalhos aceitos ou submetidos a periódicos científicos.

No ato de inscrição os candidatos devem apresentar uma declaração afirmando não ter grau de parentesco com funcionários do Museu Goeldi e outra informando sua possibilidade para atuação com dedicação exclusiva - sem vínculo empregatício com demais instituições durante o período de vigência da bolsa. Para a candidatura também deverá ser apresentada uma declaração assinada pelo supervisor de suas atividades, indicando o aceite e que a bolsa não será utilizada para fins administrativos ou de gestão privada de carreira da instituição. O formulário de inscrição e demais declarações estão disponíveis aqui. Acesse a chamada e veja a estrutura do plano de trabalho e demais especificações.

Na possibilidade de o candidato já ter participado do programa e queira renovar sua bolsa, é solicitado, também, o envio de um resumo de resultados obtidos até o momento da candidatura - com comprovação da produção científica no período de vigência da bolsa.

Acesse a chamada e confira o cronograma completo.

Serviço

Seleção de bolsas do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Museu Goeldi

Inscrições: de 23 de novembro a 11 de dezembro de 2016

Valor da bolsa: de R$3.380,00 a R$5.200,00

Duração: até 09 meses com possibilidade de renovação.

Mais informações: www.museu-goeldi-.br

Texto: João Cunha