Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrição aberta para estágios no Museu Goeldi

Inscrição aberta para estágios no Museu Goeldi

Alunos de diferentes cursos de graduação poderão se candidatar às vagas de estágio remunerado ofertadas pelo Museu Goeldi. Do total de 12 vagas, 1 é reservada aos candidatos PCD’s e 4 vagas são para aqueles que se autodeclararem negros, pretos ou pardos. As inscrições encerram no dia 24 de abril de 2021.
publicado: 19/04/2021 15h46, última modificação: 22/04/2021 15h11
Estágio SEGEP 2021

Agência Museu Goeldi – Estudantes de graduação, que desejam adquirir experiência profissional em suas áreas de formação, terão a oportunidade de participar do processo seletivo para estágio remunerado no Museu Goeldi, em Belém do Pará. São oferecidas 12 vagas para preenchimento imediato, e formação de cadastro de reserva. Interessados devem realizar a inscrição até o dia 24 de abril de 2021.

As vagas são destinadas aos estudantes das áreas de Administração, Agronomia, Análise de Sistemas, Artes Visuais, Ciências Contábeis, Computação ou cursos afins, Comunicação, Design Gráfico, Economia, Engenharia Florestal, Logística, Multimídia ou cursos afins, Secretariado Executivo ou cursos afins, e, por fim, Veterinária. O estágio possui vigência de 6 meses, mas pode ser prorrogado até o período máximo de 2 anos.

Ao todo, são 12 vagas ofertadas, além da composição de cadastro reserva. Do total, 1 vaga é reservada aos candidatos que informarem ser Pessoa com Deficiência (PCD) e 4 vagas são destinadas àqueles que se autodeclararem negros, pretos ou pardos.

Para se candidatar, o estudante deve estar regularmente matriculado em um dos cursos em que há disponibilidade de vaga e ter cursado, no mínimo, 1 ano ou 2 semestres letivos; além de possuir disponibilidade de horário para realizar as atividades do estágio; não possuir bolsa de monitoria, bolsa vinculada a projeto de ensino, pesquisa ou extensão e vínculo empregatício. Além disso, o estudante deve ser vinculado à instituição de Ensino que possua convênio com a Agência de Integração Empresa Escola – AGIEL. Na página Estágios, no portal do MPEG, o candidato interessado deve também observar com atenção as informações presentes no edital, que detalham as vagas existentes por área de atuação, assim como aponta as atividades a serem desenvolvidas ou o perfil desejado, além dos critérios para análise curricular, contidos na errata do edital 02/2021.

O estágio tem remuneração de R$ 787,98 reais, para carga horária de 20 horas semanais, e R$ 1.125,69 reais, para 30 horas semanais trabalhadas. O estagiário também terá direito a auxílio transporte no valor de R$ 10,00 reais por dia de estágio.

Para efetuar a matrícula, os estudantes deverão encaminhar os documentos exigidos no edital para o endereço eletrônico seleção.segep@museu-goeldi.br. Os candidatos terão até o dia 24 de abril para realizar o envio da documentação.

Seleção – O processo de seleção ocorrerá em duas fases. A primeira, eliminatória e classificatória, se dará a partir da análise do histórico escolar e dos itens curriculares relacionados na ficha de inscrição. Confira, no Portal Estágios — Museu Paraense Emílio Goeldi (museu-goeldi.br) do MPEG, os critérios para análise curricular e suas respectivas pontuações, considerando a errata do Edital 02-2021. A segunda fase será classificatória, quando os selecionados da primeira fase realizarão entrevistas com o demandante da vaga.

O resultado de cada etapa será publicado no portal do Museu Goeldi (www.museu-goeldi.br ). Os estudantes aprovados irão atuar no Parque Zoobotânico e no Campus de pesquisa, ambos localizados na Região Metropolitana de Belém. A lista dos aprovados poderá ser consultada no dia 18 de maio de 2021.

Museu Goeldi – Fundado em 1866, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) está sediado na cidade de Belém (PA), onde mantém o mais antigo parque zoobotânico do país e o seu campus de pesquisa. A instituição também conta com uma estação científica localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Marajó (PA), que funciona como um laboratório avançado sobre o funcionamento das florestas tropicais, assim como administra um campus avançado em Cuiabá (MT), onde abriga o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP). O Museu Goeldi também coordena a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental e o Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental.

Sendo um dos mais antigos, popular e maiores museus brasileiros, o MPEG estimula a apreciação, apropriação e uso do conhecimento científico. A experiência de estágio no Museu Goeldi contribui para a formação profissional de graduandos e proporciona ao estudante a vivência supervisionada no ambiente real de trabalho para o aprendizado e desenvolvimento de competências próprias das atividades profissionais, aplicando o conhecimento teórico no contexto da prática profissional.

Serviço – Processo seletivo para estágio não obrigatório

Número de vagas: 12 vagas

Inscrições: até o dia 24 de abril

Envio dos documentos para o endereço eletrônico: seleção.segep@museu-goeldi.br

Confira o edital.

Confira a errata do edital.

errata-edital-02-2021-mpeg (museu-goeldi.br)