Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Goeldi lança carta de apoio à manutenção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Uma das mais importantes instituições do país corre o risco de extinção devido uma proposta encaminhada pelo governador à Assembleia Legislativa gaúcha
publicado: 12/08/2015 15h45, última modificação: 28/02/2018 09h42

Agência Museu Goeldi – Responsável por pesquisas de relevância sobre preservação da natureza e desenvolvimento social, a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB) está com seu futuro ameaçado. No início do mês, o governador gaúcho José Ivo Sartori anunciou uma proposta de fechamento da instituição, como parte de um pacote de austeridade fiscal para o estado. Preocupado com a possibilidade do fim da fundação, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) torna público uma carta em apoio à manutenção da FZB. Leia o documento aqui.

A Fundação administra o Museu de Ciências Naturais (MCNZ), o Jardim Botânico e o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul e desde 1972 presta importantes serviços à sociedade brasileira no campo da ciência e educação. No Rio de Grande do Sul, produz estudos de zoneamentos e diagnósticos ambientais, forma recursos humanos qualificados em ciências biológicas, coordena a elaboração das listas da fauna e flora em extinção no estado, projetos de uso sustentável de recursos de biodiversidade, entre outras atividades de conservação ambiental. Nacionalmente e no exterior, a FZB mantém projetos em cooperação com organizações científicas, incluindo o Museu Goeldi.

Na carta de apoio, o MPEG afirma que a extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul causaria o esfacelamento, e talvez a perda, de um patrimônio genético nacional inestimável. Na opinião do diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Jr., uma situação que “não pode ser tolerada pela comunidade científica brasileira”. O Museu solicita que as autoridades envolvidas no processo de fechamento avaliem com rigor as “nefastas consequências imediatas e futuras da extinção do FZB e do MCNZ