Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Goeldi convoca educadores para submeterem propostas de oficinas para VII Olimpíada de Caxiuanã

As Olimpíadas da Floresta em Caxiuanã acontecem em outubro durante a Semana nacional de Ciência e Tecnologia e é o ponto alto da agenda de educação que o Museu Goeldi desenvolve em parceria com as comunidades rurais dos municípios de Melgaço e Portel. A organização do evento, que integra ciência, meio ambiente, arte e esporte, está recebendo propostas para oficinas até o dia 21 de setembro.
publicado: 03/09/2015 16h45, última modificação: 28/02/2018 11h14

Agência Museu Goeldi – Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) anuncia hoje (3) o edital de chamada para submissão de propostas de oficinas da VII Olimpíada de Ciências da Floresta Nacional de Caxiuanã. O projeto educativo do Museu Goeldi acontece no período de 18 a 24 de outubro na sua Estação Científica situada na Flona de Caxiuanã, localizada entre os municípios de Melgaço e Portel, no Marajó (PA). O evento integra ciência, arte, educação ambiental e esportiva, envolvendo em torno de 140 alunos e 70 educadores e voluntários. Os interessados em oferecer oficinas para as comunidades escolares de Caxiuanã devem enviar suas propostas de amanhã até o dia 21 de setembro de 2015. Confira aqui o edital.

Asoficinas das Olimpíadas de Caxiuanã são realizadas por educadores do Museu Goeldi e voluntários. Para oficineiros e voluntários, a organização do evento custeia a hospedagem, alimentação (exceto no trecho entre Belém e Breves) e o transporte de Belém (PA) até a Estação Científica Ferreira Penna (ECFPN/MPEG). A programação do evento prevêtres dias de de oficinas e mais dois dias dedicados as atividades esportivas, além de dois dias de viagem, os dias de abertura e encerramento. Quem participa do evento, portanto, deve reservar o período de 16 a 26 de outubro de 2015.

O público das oficinas são alunos e professores de 11 escolas ribeirinhas de Ensino Fundamental (3º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA Ensino Médio) da Floresta Nacional de Caxiuanã, com faixa etária entre 12 a 50 anos.

Para participar – As propostas devem abordar assuntos que se relacionem às ações educativas desenvolvidas ao longo do ano pelo Museu Goeldi com as comunidades de Caxiuanã e do entorno. Estes são: “Educação ambiental”, “Bioeconomia”, Manejo e práticas sustentáveis na floresta”, “Direitos da criança e do adolescente”, “Saúde” e “Ciências Exatas e Naturais”.

Podem se inscrever estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais e docentes da rede federal, estadual e municipal. Cada proposta pode ser assinada por até duas pessoas para análise da Comissão da Olimpíada. Serão avaliados a coerência com o eixo temático escolhido, o currículo dos candidatos e a viabilidade da proposta. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail educarecfpn@gmail.com até o dia 21 de setembro de 2015.

Olimpíadas da Floresta – Começou em 2001 sob o nome de “Gincana”, integrando atividades de ciência, educação ambiental e prática de esportes para as comunidades da Floresta Nacional de Caxiuanã.Em 2008, a Gincana se transformou em “Olimpíada de Ciência da Flona de Caxiuanã”, uma ação do Museu Goeldi vinculada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Este ano o tema da Semana Nacional é “Luz, Ciência e Vida”.

Fundado em 1866, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) é pioneiro na investigação científica e sistemática da Amazônia. Vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação do Brasil. Suas atividades concentram-se no estudo dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.Em Belém (Pará), conta com um Parque Zoobotânico e um Campus de Pesquisa.  Sua Estação Cientificaestá localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã (PA).

Texto: João Cunha