Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Foto no Zoobotânico do Museu Goeldi ganha concurso mundial
conteúdo

Agência de Notícias

Foto no Zoobotânico do Museu Goeldi ganha concurso mundial

A foto do desabrochar da vitória-régia feita por Wendell Medeiros, de Santarém, no Parque do Museu Goeldi ganhou o prêmio “Escolha Popular” do concurso “Qual é sua natureza?”, promovida pela The Nature Conservancy.
publicado: 07/07/2017 11h15, última modificação: 12/01/2018 16h24
Exibir carrossel de imagens Wendell Medeiros Imagem da folha da Vitória-régia

Imagem da folha da Vitória-régia

Agência Museu Goeldi – Fotógrafo amador com sensibilidade para paisagens naturais, Wendell Medeiros já faturou prêmios regionais e se destacou como finalista em certames nacionais. Seu último grande feito foi ganhar o prêmio Escolha Popular do concurso mundial de fotografia “Qual é sua natureza?” com uma foto de uma vitória-régia da coleção do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Wendell clicou o desabrochar da planta amazônica em forma de coração. A foto dele conquistou, entre 100 finalistas, o apreço do público na internet.  A The Nature Conservancy – TNC foi a organização promotora do concurso mundial.

Foto de Wendell MedeirosAberto a participantes de todo o planeta, o objetivo do concurso foi estimular a conservação das paisagens naturais e inspirar o maior número possível de pessoas a apreciar a beleza e o bem-estar que o meio ambiente nos proporciona. A TNC recebeu cerca de 33 mil inscritos, de 141 países. As categorias do concurso foram: jovens fotógrafos (18-25 anos), pessoas e natureza, natureza em cidades, vida selvagem, aventura e mundo subaquático, além da premiação global, que reconheceu o melhor entre em todas as outras categorias. Clique aqui para saber mais.

Wendell Medeiros conta que fez a foto premiada em um momento de despedida de Belém, um pouco antes de fixar residência em Santarém – ele é natural de Prainha, um município do Pará – quando caminhava pela capital do estado. Entrou no Museu Goeldi e, após registrar e contemplar diversos animais do Parque Zoobotânico do Museu, perambulou um pouco mais e se deparou com o lago da vitória-régia. Ali, se encantou com o desabrochar em forma de coração de um dos exemplares da planta aquática, um dos símbolos da Amazônia.

Wendell faz parte de um cortejo centenário de visitantes do Museu Goeldi, deslumbrados por joias da natureza amazônica como a vitória-régia. Desde que o Museu Goeldi, no início do século XX, conseguiu adaptar com sucesso a ninféia Victoria amazônica (Poepp) J.E.Sowerby ela atrai pessoas desejosas de ver suas cores, formas e sentir seu aroma.

O Museu Goeldi parabeniza Wendell Medeiros pelo seu sucesso e fica agradecido de participar dessa história de amor e valorização da natureza amazônica.