Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival de Gastronomia Inteligente no Museu

Festival de Gastronomia Inteligente no Museu

Em sua 10º edição, o Festival contou com palestra de abertura da Dra. Clara Brandão e homenagem ao Dr. Fabiano Tuma, servidor aposentado do Museu Goeldi
publicado: 25/09/2013 14h00, última modificação: 15/08/2017 09h47

Agência Museu Goeldi – “Alimentação saudável virou um termo comum, mas o que devemos comer é alimentação inteligente, sem agrotóxico, plantado na nossa terra”. E foi assim, que Dra. Clara Brandão, médica nutróloga e pediatra, que atua como consultora no Projeto O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade deu início a sua palestra no 10º Festival de Gastronomia Inteligente, no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), neste dia 25.

A médica relatou que o valor da comida local é enorme e deve ser levado em consideração na hora de fazer as refeições. “O cariru e o jambu são o que tem de melhor na região porque todo tipo de mudança climática, muita chuva ou muito sol, vai manter esse tipo de plantação. Não vai acabar por que é típico da região”. Dra. Clara diz que esses vegetais verdes escuros, ricos em Ferro, são alimentos que devem ser valorizados e adicionados a alimentação diária do paraense.

Memória alimentar – Aquele gosto de infância, que se encontra nos alimentos quando se está na fase adulta, é resultado dos hábitos alimentares adquiridos na primeir etapa da vida. “É por isso que os alimentos que são consumidos na infância são super importantes. Eles se mantêm a vida toda”. Dra. Clara alerta pais e mães sobre os hábitos e costumes do tipo de passeio que se faz com os seus filhos. “Nós encontramos crianças passeando em shopping, em supermercado, mas nem sempre encontramos crianças em feiras, acompanhando seus pais. E deve ser o contrário porque é lá que a criança vai conhecer sobre sazonalidade, sobre o que é um produtos, os tipos de alimentação saudável, sobre as ricas frutas da região”.

Para a família paraense, Dra. Clara alerta sobre o risco de se fazer comida diferenciada para as crianças. “A família não deve fazer uma comida separada para a criança e, sim, fazer a comida da criança para toda a família porque assim a família também se alimenta de forma saudável. Não façam comida separada!

Homenagem – Dr. Fabiano Tuma, médico e funcionário aposentado do Museu Goeldi foi o homenageado do Festival de 2013. Médico do Museu desde 1984, a homenagem foi feita por Aldeídes Camarinha, coordenadora de Informação e Documentação do Museu, convidada de Helena Quadros para falar a história do médico no Museu. A servidora agradeceu aos serviços prestados por Dr. Fabiano e sua significativa contribuição ao Museu Goeldi. Já o médico, muito emocionado, agradeceu a oportunidade de receber a homenagem e ao tempo de serviço na instituição.

Festival de Gastronomia - O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) promove, de 25 a 29 de setembro, o Festival de Gastronomia Inteligente 2013. O evento é aberto ao público e conta com uma programação de cultura e lazer. Criado para ampliar a divulgação científica aos interessados sobre alimentação saudável, o Festival sensibiliza a todos para a melhoria da qualidade de vida. Organizado pela professora Helena Quadros, coordenadora do Núcleo de Visitas Orientadas do Parque (Nuvop) do MPEG e Vera Bastos, do Setor Flora do Parque, o Festival de Gastronomia Inteligente contará com palestras, oficinas, vendas de comidas típicas e alimentos regionalizados, apresentações culturais do Projeto Católico MIR e ainda animação cultural com o palhaço Kisuk. No domingo, 29, o encerramento será com a Expo-Feira no Espaço Raízes no Parque do Museu Goeldi.

Texto: Silvia de Souza Leão