Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evolução humana na Amazônia é tema de palestra no Museu Goeldi

Evolução humana na Amazônia é tema de palestra no Museu Goeldi

publicado: 05/04/2018 17h45, última modificação: 18/04/2018 10h38

Agência Museu Goeldi – A colonização humana na Amazônia remonta há milhares de anos antes da chegada de europeus na região, tendo seu início despontado, pelo menos, com o Holoceno, quando o clima mais úmido favoreceu a exploração de recursos da floresta tropical em expansão. A partir desta premissa, nesta sexta-feira (06), será ministrada a palestra “A evolução na Amazônia: 11.000 anos de história em Carajás”.

Ministrada pelo cientista social e doutor em História Marcos Magalhães, pesquisador titular do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), a palestra leva em consideração também que “as populações obtiveram conhecimento sobre os recursos naturais disponíveis e desenvolveram técnicas adequadas de exploração, manipulação e processamento, especialmente dos recursos vegetais. Com isto, ambientes que inicialmente poderiam ser naturalmente pobres foram positivamente impactados e tornaram-se ricos por conta das seleções e dispersões culturais promovidas”, conforme aponta o resumo do estudo.

Ainda como aspecto fundamental da evolução humana na Amazônia, o pesquisador destaca que “enquanto técnicas e matérias-primas eram substituídas por outras, as plantas manejadas, consumidas e processadas eram as mesmas conquistadas pelas populações pioneiras”, resultando na “transformação da maior parte das florestas em artefatos sociais antropogênicos, com influência positiva sobre grandes extensões de solos antropizados férteis e processos históricos complexos”.

Marcos Magalhães coordena projetos de pesquisa em Carajás (PA) e participa de projeto arqueológico em Monte Alegre (PA) que é coordenado por Edithe Pereira, igualmente pesquisadora titular do MPEG, doutora em Geografia e História, com larga trajetória de estudos arqueológicos na região.

A palestra será realizada na sala de reuniões nº 01 do Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, localizado na Avenida Perimetral.

Serviço:

Palestra “A evolução na Amazônia: 11.000 anos de história em Carajás”

Data: 06/04, às 14h

Palestrante: Marcos Magalhães