Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento debate o fortalecimento de museus comunitários no Pará
conteúdo

Agência de Notícias

Evento debate o fortalecimento de museus comunitários no Pará

A partir de segunda-feira (14), Belém sedia o primeiro Encontro de Ecomuseus, Pontos de Memória e de Cultura e Museus Rurais do Pará. A meta é construir um fórum no estado. A programação faz parte da 16ª Semana de Museus, que movimenta cerca de mil instituições de todo Brasil.
publicado: 09/05/2018 17h00, última modificação: 11/05/2018 09h47

Agência Museu Goeldi – Com o objetivo de refletir, discutir e propor ações para fortalecer os museus de base comunitária na Amazônia, começa nesta segunda-feira (14), em Belém, o primeiro Encontro de Ecomuseus, Pontos de Memória e de Cultura e Museus Rurais do Pará. Iniciativa interinstitucional inédita, o evento foi organizado para estimular o trabalho em rede e valorizar a ideia do patrimônio como bem cultural e instrumento político transformador da sociedade.

“Ao falarmos desses quatro tipos de museus (ecomuseus, pontos de memória, pontos de cultura e museus rurais), queremos dar visibilidade as iniciativas que estão sendo feitas no Pará. É uma forma de articular e fortalecer o movimento museológico, compartilhando a experiência de instituições já consolidadas com os grupos que estão começando”, afirma Lúcia Santana, chefe do Serviço de Educação do Museu Paraense Emílio Goeldi e uma das organizadoras do evento.

Programação – Serão seis dias intensos de conferências, mesas redondas, rodas de conversa, visitas guiadas, exposições e apresentações culturais, que vão movimentar diferentes espaços da cidade. A abertura oficial com representantes das instituições realizadoras do evento será nesta segunda-feira (14), às 9h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

Ao longo da semana, as atividades vão ocorrer em diferentes pontos: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, Escola Estadual Mário Barbosa (Terra Firme), Auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação da UEPA e SESC Boulevard. Na quarta-feira (16), os participantes vão poder visitar os museus do Sistema Integrado de Museus, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (SECULT). A programação encerra no sábado (19) com um roteiro patrimonial na Ilha de Cotijuba (PA). O objetivo dos organizadores é criar um fórum para congregar os museus de base comunitária no Pará. Baixe o folder e acesse toda programação.

Inscrições – As inscrições são gratuitas, com direito a certificado, e podem ser feitas nos locais das atividades ou por meio do site do evento. Qualquer dúvida ou mais informações devem ser encaminhadas para o e-mail: encontromuseuscomunitariospara@gmail.com.

Os interessados em participar do Roteiro Patrimonial de Visitação, que será realizado em Cotijuba, devem entrar em contato no número (91) 98076-0061. Essa é a única atividade que será cobrada uma taxa, voltada para o transporte e a alimentação dos inscritos.

Realização e apoio – O evento é uma realização do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ecomuseu da Amazônia, Ponto de Memória da Terra Firme, Ponto de Cultura Ninho do Colibri (Outeiro-PA), Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente da Universidade do Estado do Pará (GRUPEMA-UEPA) e Rede de Educadores em Museus do Pará.

Entre os apoiadores estão SESC, Sistema Integrado de Museus e Memoriais/SECULT, Escola Bosque, Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus, Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares da Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Pará, Instituto Brasileiro de Museus e Ministério da Cultura.

Semana de Museus – Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus e em alusão ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio, a Semana de Museus chega a sua 16ª edição com o tema Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. De 14 a 20 de maio, 1130 museus do Brasil realizam as mais diversas atividades como visitas guiadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras, buscando promover, divulgar e valorizar as instituições museais do país além de fortalecer sua relação com a sociedade. No Pará, estão previstas atividades em 20 instituições distribuídas nas cidades de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá e Santarém. Para saber a programação completa, acesse o site.

Texto: Phillippe Sendas

 

Serviço | I Encontro de Ecomuseus, Pontos de Memória e de Cultura e Museus Rurais do Pará | 16ª Semana de Museus

Data: 14 a 19 de maio de 2018.

Locais: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, Escola Estadual Mário Barbosa (Terra Firme), Auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação da UEPA, Sistema Integrado de Museus e SESC Boulevard.

Inscrições gratuitas no site do evento.

Mais informações: encontromuseuscomunitariospara@gmail.com.

 

Programação

14 de maio (manhã)

Auditório Alexandre Rodrigues do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376 – São Bráz)

8h Credenciamento

9-10h Abertura oficial

Presença de representantes do Museu Goeldi, Universidade do Estado do Pará, Fundação Escola Bosque, Curso de Museologia da Universidade Federal do Pará, Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus, Sistema Integrado de Museus e Ponto de Cultura Ninho Colibri

Apresentação Cultural | Xamã Contadores de História

10-11h Mesa-redonda | A política de fomento à cultura no Brasil com ênfase na Amazônia

Convidados: Rodrigo Amanda (Ministério da Cultura), Renata Bittencourt (Instituto Brasileiro de Museus) e Marcele Pereira (Universidade Federal de Roraima). Mediação: Dra. Terezinha Rezende (Ecomuseu da Amazônia).

14 de maio (tarde)

Escola Estadual Mário Barbosa (Av. Perimetral, sn., próximo a UFRA)

15-17h Roda de conversa | Ponto de Memória da Terra Firme: Ser ou não ser um Museu? Eis a questão!

Mediação: Ma. Ana Cláudia Silva e Dra. Maria das Graças Silva.

Apresentação Cultural | Associação de Capoeira Arte Nossa Popular (ACANP)

15 de maio (manhã)

Auditório do CCSE/UEPA (Trav. Djalma Dutra, 156)

9-12h Diálogos entre experiências e saberes do Ecomuseu da Amazônia e Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente

Exposição Ecomuseu da Amazônia

Apresentação de trabalhos:

- Os saberes da pesca em uma comunidade ribeirinha no Pará | Profa. Sonia Aleixo (Ma. Educação-UEPA);

- Estratégias de sobrevivência de populações guajarinas na Amazônia | Jorge Leônidas Gonçalves (Me. em Educação/UEPA);

- Projetos de piscicultura sustentável de várzea na região insular de Belém e do Projeto Educação Ambiental, Sustentabilidade e Segurança Alimentar | Prof. Durval França (Eng. de Pesca/FUNBOSQUE), Erisson Sérgio (Eng. Agrônomo/Ecomuseu da Amazônia) e Wildinei Lima (Comunitário de Caratateua);

- Projeto de Turismo de Base Comunitária do Ecomuseu da Amazônia junto às comunidades da Ilha de Cotijuba e da Ilha de Caratateua | João Huffner (Turismólogo), Rubenita Justiniano (Comunitária da Ilha de Cotijuba) e Antônia Mesquita (Comunitária do Poção/Ilha de Cotijuba).

16 de maio (manhã)

Programação cultural | Visitação aos Museus

Visitações mediadas aos museus do Sistema Integrado de Museus/SECULT (exceto Museu de Arte Sacra e Museu Paraense Emílio Goeldi).

17 de maio (manhã e tarde)

SESC Boulevard (Av. Boulevard Castilhos França, 522/523)

9-10h Mesa-redonda | Museu, Cultura e Turismo na Amazônia: perspectivas e desafios

Convidados: Dra. Mariana Sampaio (SIM/SECULT), Ma. Maíra Airosa (UFPA), Ma. Deborah Serra (UFPA). Mediação: Dr. Adrielson Almeida.

11-12h Mesa-redonda | Os Museus do Pará: conexões e públicos

Convidados: Padre Giovanni Gallo (Representante do Museu do Marajó), Regina Lucirene (Representante do Museu de Itaituba) e Flávia Souza (Bacharel em Museologia / Experiência Fotográfica sobre Maiandeua/Fortalezinha).

14-16h Mesa-redonda | Museologando no Pará: formação de profissionais na área do patrimônio e processos educativos de memória em museus, escolas e cidades

Convidados: Esp. Hilma Cristina (MPEG), Prof.ª Elen da Silva (Escola Estadual Zacarias Assunção/SEDUC), Márcia Pontes (Coordenadora da Educação do SIM/SECULT) e Ma. Paula Silva (UFPA). Mediação: Me. Thomaz Xavier (UEPA).

16-18h Mesa-redonda | Saberes e tradições: narrativas e experiências de pesquisa no Pará Convidados: Dra. Maria das Graças Silva (UEPA), Esp. Laurene Athaide (PCNC), Esp. Mailson Lima (UEPA), Prof. Carlos Souza (Ourilândia do Norte/SEDUC), Célia Regina Neves (AURIMAG/Curuçá). Mediação: Esp. Graça Santana.

Apresentação Cultural | Boi Misterioso de Caratateua – Mestre Apolo

18 de maio (manhã)

SESC Boulevard (Av. Boulevard Castilhos França, 522/523)

9-10h Mesa redonda | Memória, Educação e Cultura nas ações dos pontos e das redes

Convidados: Me. Camila Quadros (Ponto de Memória da Terra Firme), Me. Thomaz Xavier (REM-PA), Dra. Terezinha Rezende (ABREMC) e Dra. Marcelle Pereira (UNIR). Mediação: Esp. Adriele Barbosa.

11-12h Instalação do Fórum de Museus de Base Comunitária do Pará

19 de maio

Roteiro Patrimonial de Visitação para a Ilha de Cotijuba | Turismo de Base Comunitária

Saída: Porto de Icoaraci.

Informações: (91) 98076-0061 (João Huffner).

Exposições e feiras

- Exposição itinerante de fotografias | Rede de Memórias: novas abordagens e novos públicos

Curadora: Graça Santana.

- Exposição Itinerante de artesanato dos Índios Kayapó de Ourilândia do Norte (PA)

- Feira Arte Cará e Exposição Avidez - Terras Invisíveis

Curador: Wildinei Lima.

Local: Sesc Boulevard.