Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encerram em agosto as inscrições para a Pós em Biodiversidade no Museu Goeldi

Encerram em agosto as inscrições para a Pós em Biodiversidade no Museu Goeldi

Candidatos podem efetuar suas inscrições para cursos de mestrado e doutorado até 3 de agosto
publicado: 29/07/2015 10h45, última modificação: 27/02/2018 11h54

Agência Museu Goeldi - O recém criado Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) alerta que as inscrições para seu primeiro processo seletivo encerram no próximo dia 3 de agosto.

São vinte vagas disponíveis, dez para o curso de mestrado e dez para o curso de doutorado. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico ou presencialmente, na Coordenação de Botânica do Campus de Pesquisa do Museu, localizada na Av. Perimetral, 1901, Belém (PA). Não são aceitas inscrições via correio. As aulas iniciam em setembro de 2015 e a duração máxima para o curso de mestrado é de 2 anos (24 meses) e para o de doutorado 4 anos (48 meses).

Podem se candidatar às vagas do PPGBE graduados nas áreas de Ciências Biológicas, como Biologia e Ciências Ambientais, Ciências Agronômicas como Agronomia e Zootecnia e outras áreas afins. É fundamental ter uma proposta de pesquisa para tese ou dissertação relacionada à biodiversidade. Outros detalhes sobre documentos exigidos para a inscrição e o processo de seleção podem ser consultados nos editais disponíveis no site do Museu do Goeldi – clique aqui.

O programa - A área de concentração do PPGBE é “Evolução e Dinâmica da Diversidade Biológica” cujo objetivo é analisar os processos históricos, funcionais e evolutivos determinantes da diversidade biológica, enfatizando a descrição da biodiversidade e as causas da origem, manutenção e perda da mesma.

Há duas linhas de pesquisa disponíveis para ingresso dos candidatos: 1) Dinâmicas da Biota e 2) Evolução e Sistemática de Organismos. Elas compreendem o conhecimento fundamental sobre a origem e caracterização da diversidade biológica (taxonomia, distribuição e história evolutiva) de diferentes grupos biológicos, bem como a análise dos processos naturais e antrópicos que estão atuando sobre a biodiversidade atualmente.

O Museu Goeldi – Fundado em 1866, o MPEG é a instituição de pesquisa mais antiga da Amazônia e está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O MPEG tem relevante atuação no conhecimento da diversidade biológica e social da Amazônia, subsidiando e influenciando o desenvolvimento de políticas públicas para a região.

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução é o primeiro do tipo oferecido de maneira autônoma pelo Museu, que desde a década de 1980 contribui para a formação de pesquisadores em nível de pós-graduação. O MPEG oferece atualmente outros quatro programas de pós-graduação, em sistema de parceria, com a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Embrapa Amazônia Oriental (EMBRAPA), nas áreas de Ciências Ambientais, Botânica, Zoologia e Ciências Sociais.

Texto: Uriel Pinho