Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Educador do Museu Goeldi é condecorado por parlamentares

Educador do Museu Goeldi é condecorado por parlamentares

Na última terça-feira (04), o idealizador e coordenador do Clube do Pesquisador Mirim, Luiz Videira, recebeu a comenda de honra ao mérito pelos serviços prestados à educação no Pará
publicado: 05/12/2018 16h57, última modificação: 05/12/2018 17h11

Agência Museu Goeldi – Coordenador do projeto Clube do Pesquisador Mirim (CPM), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o biólogoLuiz Videira foi condecorado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) com a Comenda Honra ao Mérito Educação. A premiação é um reconhecimento pelos serviços prestados ao Estado, numa reverência à iniciativa realizada por meio do Serviço de Educação e Extensão Cultural da instituição científica mais antiga da Amazônia.

Condecoração foi uma homenagem aos serviços prestados por Videira à educaçãoO Clube do Pesquisador Mirim teve início em 1997, com objetivo principal de estimular entre crianças e jovens escolares o interesse pela iniciação científica, valendo-se de experiências teóricas e práticas. Vinte e um anos depois e já com cerca de 4 mil estudantes atendidos, o programa idealizado por Videira acumula realizações, impulsionando todos os anos jovens para o mundo da pesquisa e conhecimento amazônico.

A maneira lúdica de ensinar, que foge do formato escolar padrão, é um dos grandes diferenciais do programa. No Clube do Pesquisador Mirim o instrutor não detém o conhecimento sobre o assunto, e sim as metodologias que possibilitam ir em busca do saber. Semanalmente são propostas atividades, que incluem experimentos e observações com a utilização de material bibliográfico, vídeos, jogos e kits didáticos. Desse modo, os alunos aprendem a procurar e usar a informação, o que os estimula a compartilhar as suas descobertas.

O CPM é motivo de orgulho para Luiz Videira, pois trata-se do resultado do comprometimento e amor dos educadores envolvidos. “Ouvir dos próprios alunos que o Clube ajudou na sua escolha de carreira e influenciou algo em sua vida é o mais importante, é o que faz nosso trabalho valer à pena”, afirma.