Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Educação em Ciência
conteúdo

Agência de Notícias

Educação em Ciência

Museu Goeldi, em parceria com o Instituto TIM, leva educação ambiental para dois municípios: um no Pará e outro no Maranhão. Serviço de Educação realiza atividades sobre Ciência, sobre a sociedade e sua relação com o meio ambiente
publicado: 14/01/2014 17h15, última modificação: 22/08/2017 15h59

Agência Museu Goeldi – O Serviço de Educação (SEC) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) atua no Parque Zoobotânico da instituição dinamizando visitas de quem procura uma das mais antigas e tradicionais áreas de lazer de Belém. Ações educativas reúnem crianças, jovens e adultos através de programações educativas que, além de mesclarem pintura, teatro e leitura, aproximam a Ciência de todos. Tais ações por vezes vão além dos limites do Parque como acontece no projeto “O Museu na comunidade”, que, agora, em janeiro, através de parceria entre o Museu Goeldi e o Instituto TIM, chega aos municípios de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, e Carutapera, no interior do Estado do Maranhão.

O projeto – “O Museu na comunidade” busca a ampliação e sistematização das informações referentes aos acervos que guardam tanto a Coleção Didática Emília Snethlage, como a Biblioteca Clara Maria Galvão, ambas sob a responsabilidade do Serviço de Educação e localizadas no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. O SEC, então, visa compartilhar com estudantes e professores, por meio de estratégias educativas, conhecimentos sobre o patrimônio ambiental e cultural da Amazônia, que, segundo o arte-educador Alcemir Aires, possibilitam “a melhoria na qualidade do ensino, bem como a sensibilização aos problemas relativos ao meio ambiente e ao homem e quanto às atitudes que podem influenciar no equilíbrio do ambiente”.

Oficina e exposição – A Escola Estadual Frei Miguel de Bulhões e o Parque Ambiental de São Miguel do Guamá, em São Miguel do Guamá, recebem a equipe do SEC nos dias 14 e 15 de janeiro em programação educativa que inclui a oficina “Diálogos sobre o meio ambiente e vivências com a natureza”, ministrada pela educadora do Museu Goeldi, Hilma Guedes; e a exposição itinerante “Nós e o ambiente”, que trata de assuntos relacionados à poluição sonora, do ar, dos rios, entre outras.

O carro-chefe das apresentações do SEC, o “Programa Natureza” em formato de programa de auditório e comandado pelo Macaco Ximbica também compõe a programação e discutirá temas relacionados a fauna, a flora, o homem e o ambiente amazônico.

MPEG no Maranhão – Entre os dias 16 e 21 de janeiro, “O Museu na comunidade” estará em Carutapera, município maranhense, que inclusive, sedia no período as Festividades de São Sebastião.

A parceria entre Museu Goeldi, Instituto TIM e a Caravana Caru de Belém do Pará, levará ao Maranhão a exposição “Nós e o ambiente”, a ser montada na orla de Carutapera, conforme conta Alcemir Aires. O “Programa Natureza” também será apresentado e o Serviço de Educação doará ao município um “Carro da Leitura. Inspirado nos tradicionais carros de vendas de tacacá, no Carro da Leitura panelas e cuias são substituídas por livros, jogos, cartilhas e fantoches. Recheado com conhecimentos de especialistas do Museu Goeldi e conhecedores da Amazônia e das Ciências.

O Instituto TIM tem como principal objetivo criar e potencializar recursos estratégicos para a democratização da Ciência e inovação, promovendo o desenvolvimento humano. O instituto participa do programa do Governo Federal, Ciência Sem Fronteiras, que amplia os conhecimentos e competências de estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação, e apoia renomados Centros e Museus de Ciência e Tecnologia, como o Museu de Astronomia e Ciências Afins (RJ), o Museu de Ciências Naturais (PR) e o Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém do Pará.

Serviço: Projeto O Museu na comunidade, dias 14 e 15 de janeiro em São Miguel do Guamá (PA) e de 16 a 21 de janeiro na Orla de Carutapera (MA). Oficina, exposição e apresentação teatral. Uma realização do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) em parceria com o Instituto TIM.

Texto: Júlio Matos

Galeria de Imagens: