Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dossiê de línguas indígenas na nova edição do Boletim de Ciências Humanas

Dossiê de línguas indígenas na nova edição do Boletim de Ciências Humanas

Artigos apresentam diferentes aspectos gramaticais de línguas dos troncos e famílias Tupí, Karib e Nambikwára, incluindo também uma língua isolada, a Aikanã
publicado: 01/11/2013 16h00, última modificação: 18/08/2017 12h01

Agência Museu Goeldi – A segunda edição de 2013 do Boletim de Ciências Humanas  traz o dossiê “Línguas Indígenas”, que reúne sete artigos de autores da Universidade de Brasília, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de São Paulo e do Museu Goeldi, com análises fonológicas e gramaticais. Este é o terceiro volume dedicado à linguística indígena. Os demais foram publicados em 2006 e 2007.

Além do dossiê, quatro artigos e uma nota de pesquisa foram publicados. Marcos Pereira Magalhães (MPEG) aborda a conexão entre dinâmicas sociais, cultura material, recursos naturais e transformação ambiental através do conceito de “território cultural” ma arqueologia amazônica; Pedro Glécio Lima e colaboradores (MPEG) analisam as etnovariedades da mandioca encontradas no oeste do Pará; Fábio Fonseca de Castro (UFPA) apresenta as macrodinâmicas do sistema midiático da Amazônia; José Manuel Brandão (Universidade de Évora) reconstitui a formação de uma coleção mineralógica vinda do Timor durante a colonização portuguesa; e Enrique Normando Cruz (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas) discorre sobre as confrarias religiosas do norte da Argentina no final do século XVIII e início do XIX.

Em comemoração ao Ano da Alemanha no Brasil, o Boletim de Ciências Humanas dá continuidade à publicação de textos e biografias de grandes cientistas alemães que tiveram a Amazônia como seu objeto de estudo. Neste volume, Peter Schröder (Universidade Federal de Pernambuco) comenta o relato do etnólogo Curt Nimuendajú (1883-1945), “Visita aos índios Tukuna”, feito em 1930.

Acesse - As publicações podem ser acessadas online e gratuitamente. As versões impressas custam R$25 na Livraria Ernest Lohse e na Biblioteca Ferreira Penna e podem ser solicitadas pelos e-mails mgdoc@museu-goeldi.brlivraria@museu-goeldi.br.