Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretor do MPEG discute desenvolvimento sustentável na Amazônia com Ministro de CT&I

publicado: 30/05/2014 11h15, última modificação: 28/08/2017 16h09

Agência Museu Goeldi – No último dia 28 de maio, o diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi, Dr. Nilson Gabas Jr., reuniu com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o deputado Claudio Puty (PT-PA) para discutir medidas de fortalecimento e consolidação de um sistema de desenvolvimento econômico sustentável para a Amazônia.

O Ministro ressaltou a importância de se pensar um modelo específico para região,  com propostas inovadoras que sejam capazes de preservar a biodiversidade e integrar as atividades econômicas locais com outras cadeias produtivas. A proposta será apresentada a outros Ministérios, instituições e estaduais e municipais, assim como, entidades da sociedade civil.

Para Gabas Jr., a visita conjunta ao Ministro Campolina traduziu-se em uma forma de apresentar a preocupação e o engajamento dos institutos de pesquisa da Amazônia Oriental na atual política de ciência e tecnologia para a região. "Não basta apenas acompanharmos as demandas regionais como meros provedores de ciência. Temos que ter as articulações necessárias, tanto entre os institutos de pesquisa do MCTI quanto com os políticos, para sermos protagonistas das decisões sobre o que e como prover a melhor ciência para a região", afirmou o diretor.