Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogo, saberes e direito à memória

Diálogo, saberes e direito à memória

Entre os dias 24 e 26 de maio, encerrando a programação estendida da Semana Nacional de Museus 2017 no Museu Goeldi, será realizado o seminário “Museu Goeldi e Ponto de Memória da Terra Firme”. As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas.
publicado: 23/05/2017 15h30, última modificação: 08/02/2018 16h52

Agência Museu Goeldi – As memórias, a cultura e a educação no bairro da Terra Firme serão discutidas no evento de encerramento do Museu Goeldi, dentro da programação da Semana Nacional de Museus 2017. O seminário “Museu Goeldi e Ponto de Memória da Terra Firme-Comunidade: diálogo, troca de saberes e direito à memória” começa nesta quarta-feira (24) e vai até sexta-feira (26), sempre das 9h às 12h, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi.As inscrições são gratuitas e haverá emissão de declaração de participação no evento. Para informações e inscrições, os interessados devem mandar e-mail para eventos.seedu@museu-goeldi.br ou ligar para 3182-3209 \ 3182-3244.

Seminário - Memórias da Terra firmeHelena Quadros, educadora do Museu Goeldi, explica que o seminário é fruto do projeto da estudante Leidiane Leal, e surgiu com o objetivo de fazer um levantamento das iniciativas comunitárias, incluindo escolas e Organizações Não-Governamentais, do bairro da Terra Firme. A pesquisa retoma o projeto “O Museu Goeldi leva educação e ciência à comunidade”, iniciado em 1985 no bairro. Ao longo dos três dias de seminário, haverá apresentações culturais e a presença dos moradores e lideranças locais discutindo sobre a cultura, a educação, o meio ambiente e principalmente as condições de moradia e de vida no bairro da Terra Firme.

Memória – O seminário contará com apresentação dos conselheiros do Ponto de Memória da Terra Firme, que vão falar sobre suas ações e explicar o trabalho que desenvolvem. Desde 2009, os moradores do bairro estão envolvidos na construção do Ponto de Memória da Terra Firme, que foi um dos 12 pioneiros a serem implantados no Brasil. Professoras, donas de casa e estagiários do Museu Goeldi que moram no bairro também estarão presentes para fazer apresentações sobre sua vida no bairro.

O Programa Pontos de Memória tem como objetivo apoiar ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social, destacando o protagonismo comunitário e concebendo o museu como instrumento de mudança social e desenvolvimento sustentável. O pPrograma é resultado de parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Programa Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e a Organização dos Estados Ibero–americanos (OEI).

Oficina – Nos dias 25 e 26, o destaque vai para uma oficina de alimentação saudável. De acordo com Helena Quadros, “essa oficina é um dos carros chefe do projeto O Museu Goeldi leva educação em ciência à comunidade”. Essas oficinas ao longo do tempo transformaram-se em um Festival de Gastronomia Inteligente. A expectativa é que a comunidade sinta o retorno da pesquisa realizada pela estudante no bairro da Terra Firme.

Semana - A Semana Nacional de Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. A cada edição, o Conselho Internacional de Museus (Icom) lança um tema diferente para a celebração da data. O Museu Paraense Emílio Goeldi também participa da 15ª Semana Nacional de Museus, que traz a temática “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Texto: Uriel Pinho

Serviço:

15ª Semana Nacional de Museus no Museu Paraense Emílio Goeldi

Tema: Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus

Data: 24/05 a 26/05/2017 (de quarta a sexta-feira)

Hora: 9h-12h:

SEMINÁRIO Museu Goeldi e Ponto de Memória da Terra Firme-Comunidade: diálogo, troca de saberes e direito à memória.

Local: Campus de Pesquisa, Auditório Paulo Cavalcante, Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme

Inscrições gratuitas (120 vagas) pelo e-mail eventos.seedu@museu-goeldi.br