Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cooperação Luso-Brasileira discute sociobiodiversidade e inovação em saúde
conteúdo

Agência de Notícias

Cooperação Luso-Brasileira discute sociobiodiversidade e inovação em saúde

publicado: 17/11/2016 11h00, última modificação: 12/03/2018 15h01

Agência Museu Goeldi – “Sociobiodiversidade, Biotecnologia e Inovação em Saúde” é o tema do Seminário Científico de Cooperação Luso-Brasileira, que acontece na próxima segunda-feira (21) no Museu Goeldi. Na pauta do encontro, pesquisadores portugueses e brasileiros debaterão temas relacionados à diversidade vegetal, conhecimentos tradicionais e biotecnologia.

A realização do seminário é resultado da parceria entre a Universidade de Coimbra (Portugal) e a Universidade do Estado do Pará (Brasil). A organização do evento é do Herbário Profª Drª Marlene Freitas da Silva da UEPA e do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), como parte da programação do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte (ww.bionorte.org.br/programa-de-pos-graduacao.htm).

No período da manhã, de 8h às 12h, está programada a conferência de abertura, “Interações plantas-medicamentos: Sociedades e questões de saúde”, com a Dra. Maria da Graça Ribeiro Campos. A professora convidada é pesquisadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, coordenadora do Observatório Interações Planta-Medicamento (OIMPM) e membro da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ainda pela manhã, às 11h30, a Dra. Cristine Bastos do Amarante, pesquisadora da Coordenação de Ciências da Terra (CCTE) do Museu Goeldi,  apresenta a palestra “As Pesquisas com Plantas Medicinais e Aromáticas do Museu Paraense Emílio Goeldi: 150 anos de Ciência na Amazônia". Amarante fará um histórico do desenvolvimento dos estudos nesse tema no período de existência do Museu Goeldi, que este ano inicia a celebração do seu sesquicentenário.

Pela tarde, o seminário prossegue com mesas-redondas de especialistas em biotecnologia e ciências da saúde. Confira aqui a programação completa do evento.

Como participar – As inscrições para o Seminário Científico de Cooperação Luso-Brasileira são gratuitas e deverão ser feitas por meio de um formulário, que pode ser baixado aqui. Após o preenchimento do formulário, o documento deve ser enviado para o e-mail herbario.mfs@gmail.com. Serão emitidos certificados de participação com carga horária de 8 h.

Serviço

Seminário Científico de Cooperação Luso-Brasileira

Data: 21 de novembro de 2016 (segunda-feira)

Hora: 8 h às 17 h

Local: Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (Avenida Perimetral, nº 1901, bairro Terra Firme, Belém)

Inscrições: pelo e-mail herbario.mfs@gmail.com

 

Texto: João Cunha