Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conhecimento e diversão na trilha dos mamíferos

Conhecimento e diversão na trilha dos mamíferos

Atividade do Núcleo de Visitas Orientadas destaca mamíferos do Parque para incentivar conhecimento sobre a importância desses animais. Além de aprenderem, estudantes se divertem e compartilham saberes sobre a preservação do meio ambiente
publicado: 03/12/2013 12h30, última modificação: 22/08/2017 15h26

Agência Museu Goeldi – Entre as inúmeras atividades promovidas pelo Núcleo de Visitas Orientadas (Nuvop) do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), as trilhas ecológicas e educativas levam estudantes – crianças e adolescentes - a entrarem e conhecerem melhor características da fauna, flora e da estrutura física do centenário Parque localizado bem no centro da capital paraense. Um espaço de natureza preservada, cartão-postal de Belém e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi muito contribui à educação e ao lazer da população.

No próximo dia 4 de dezembro de 2013, o Nuvop lança mais uma de suas trilhas interpretativas. Dessa vez os participantes seguirão os rastros de alguns dos mamíferos que compõem a fauna do Parque Zoobotânico. A atividade didático-educativa foi elaborada por Victor Hugo Costa, estudante de Biologia da Universidade da Amazônia (Unama) e estagiário do Nuvop, sob a orientação da Ms. Helena Quadros, coordenadora do Nuvop que integra o Serviço de Educação (SEC) do Museu Goeldi.

À importância ecológica e científica – De acordo Victor Hugo Costa, a atividade “Na trilha dos mamíferos” tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância dos mamíferos para o ecossistema, ratificando a importância desses animais em cativeiro para o estudo e conservação das espécies.

Segundo o idealizador da atividade, as três espécies selecionadas para a trilha estão sob ameaça de extinção por conta dos altos níveis de desmatamento, o que ocasiona a perda de seu habitat natural.

Mamíferos – O animal em destaque “Na trilha dos mamíferos” é o Coatá-da-testa-branca (Ateles marginatus), o famoso macaco – aranha.As outras duas são as já conhecidas anta e ariranha – Tapirus terrestres Pteronura brasiliensis, respectivamente. A primeira é o maior mamífero da América do Sul, a outra é assunto sempre presente entre os visitantes por ser um animal “brincalhão e barulhento”.

Os estagiários do Nuvop irão acompanhar os participantes por um passeio pelo Parque expondo as características gerais desses animais, como nicho ecológico, habitat, reprodução, anatomia e, também, as curiosidades de cada um.

Educação e lazer em quatro etapas – A atividade “Na trilha dos mamíferos” será realizada em quatro etapas previamente pensadas pela equipe do Núcleo de Visitas Orientadas do Parque. Na primeira, os alunos serão recebidos no portão de entrada do Parque Zoobotânico de onde se deslocarão juntamente com a equipe responsável, tanto do Nuvop quanto pelos seus professores para o primeiro recinto a ser visitado, o das antas.

Em seguida o passeio segue até o recinto dos macacos e por fim o da ariranha. A cada recinto, serão realizadas explicações sobre a espécie em destaque, propiciando conhecimento e conscientização da preservação e importância destas para o meio ambiente, já que se sabe que cada um, homem e bichos, com suas peculiaridades e modos de vida contribuem para o bem-estar coletivo.

A segunda etapa acontece com a divisão dos estudantes da escola visitante em dois grupos, momento para a realização de atividade lúdica. No dia do lançamento da “Trilha dos mamíferos” os participantes ainda serão presenteados com livros doados pela Coordenação de Informação e Documentação (CID) do Museu Goeldi.

Narrando experiências – “Na trilha dos mamíferos” proporciona aos estudantes o incentivo da escrita, por meio da produção de textos. Meninos e meninas terão que contar sua experiência, avaliando a Trilha e narrando de que forma essas atividades contribuem para a educação e conscientização ambiental. Esta é a terceira etapa.

As redações produzidas serão posteriormente analisadas pela equipe do Núcleo de Visitas e um estudante de cada escola participante será escolhido para o recebimento de um prêmio surpresa.

Nuvop vai à escola – Engana-se quem pensa que a atividade estaria encerrada aqui pois a quarta e última etapa da “Trilha dos mamíferos” se encerra mesmo com a ida da equipe do  Nuvop até as escolas inscritas.. Em cada uma será realizada pequena demonstração da Trilha realizada no Parque do Museu Goeldi, com explicações e curiosidades e, também, será o momento de premiar o dono da melhor redação.

Para participar – As escolas interessadas em participar da “Trilha dos mamíferos” devem fazer agendamento prévio junto ao Núcleo de Visitas Orientadas do Parque Zoobotânico (Nuvop). Podem participar estudantes entre o 5º e 9º ano do ensino fundamental.

Os professores podem fazer inscrição de sua turma através do e-mail nuvop@museu-goeldi.br ou pelo telefone: (91) 3182-3249.

Texto: Júlio Matos

Galeria de Imagens: