Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concurso elege melhores selos criados em oficina sobre arqueologia amazônica

Concurso elege melhores selos criados em oficina sobre arqueologia amazônica

Esta é a segunda etapa da oficina “Arte Postal”, realizada no ano passado, durante a exposição “Postado! Arqueologia brasileira nos selos”. São 14 criações artísticas para você conhecer e escolher as três que mais gosta.
publicado: 11/02/2020 12h06, última modificação: 11/02/2020 12h11

Agência Museu Goeldi – Segue até o próximo sábado (15) a votação que vai escolher os três melhores selos criados durante a oficina "Arte Postal". A oficina foi realizada no primeiro semestre de 2019 e promovida pelo Serviço de Educação do Museu Goeldi, em parceria com a Sociedade Philatélica Paraense (Sophipa) e os Correios (ECT). Foram realizadas quatro edições da oficina, que contaram com a participação de estudantes de quatro escolas públicas de Belém (PA). Conduzidas pela professora e filatelista Júlia Pinho, as oficinas buscaram explorar o processo artístico dos alunos, resultando na criação de 74 artes.

Nesta segunda etapa da oficina, será feita a escolha de três selos postais criados pelos estudantes. Para isso, foram selecionados 14 trabalhos, que estão fazendo parte do concurso. Os critérios utilizados pela equipe do Serviço de Educação do Museu Goeldi para a escolha dos selos foram baseados na inspiração dos estudantes aliada ao conhecimento científico e arqueológico.

Para Alcemir Aires, chefe substituto do Serviço de Educação, ações desta natureza, em que informações científicas, práticas culturais e educativas se entrelaçam, possibilitam benefícios à população. “Tornar públicas as pesquisas realizadas pelo MPEG, por meio de exposições e oficinas, é um grande ganho para a sociedade. É uma forma de fazer com que a comunidade receba um retorno das pesquisas”, destaca Alcemir.

Concurso – Para eleger as melhores artes, basta marcar o item com o número do selo posta escolhido. Cada eleitor poderá indicar apenas uma criação. Os três mais votados serão premiados em evento a ser definido em breve pelos Correios. Os vencedores desta etapa serão contemplados pelo Museu Goeldi com kits surpresas. Conheça os selos e participe!

Selos.png

Exposição arqueologia nos selos – O Museu Goeldi realizou, no ano passado, a exposição “Postado! Arqueologia brasileira nos selos”, que apresentou um panorama dos sítios e objetos arqueológicos amazônicos representados em selos emitidos no Brasil. Os artefatos históricos que inspiraram a exposição integram o acervo da instituição.

Com a curadoria da pesquisadora e arqueóloga do Museu Goeldi, Edithe Pereira, a mostra ficou aberta entre os meses de abril e agosto, no Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna (Rocinha), e nesse período ocorreu a oficina “Arte Postal”. Participaram das atividades 74 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio das escolas estaduais Aldebaro Klautau, Pinto Marques e Vilhena Alves e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

A oficina teve início com uma visita dos estudantes à exposição e, em seguida, os participantes puderam construir uma releitura dos objetos que inspiraram a mostra, elaborando seus próprios selos, de acordo com a criatividade e o conteúdo científico repassado.

Acesse o link e escolha as três criações dos estudantes.

Texto: Hojo Rodrigues

Serviço | Concurso para escolha de selos da oficina “Arte Postal”

Votação aberta ao público até sábado (15 de fevereiro).

Conheça os selos e participe da escolha.