Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciência se aprende brincando

Ciência se aprende brincando

Programa Natureza, capitaneado pelo Macaco Ximbica e sua turma, é a atração deste domingo no Espaço Museu Goeldi. Eles convidam os visitantes para apreciar a beleza dos animais, que podem ser vistos pelo Parque Zoobotânico, e também nos livros e artesanatos da loja do Goeldi. A ação interativa dá início a programação dedicada a Semana do Meio Ambiente.
publicado: 30/05/2018 15h05, última modificação: 30/05/2018 16h22

Agência Museu Goeldi - Neste domingo (3), os visitantes do Museu Paraense Emílio Goeldi terão como atração a primeira atividade lúdica que abre a Semana do Meio Ambiente: o Programa Natureza. Macaco Ximbica e sua turma se mobilizam para que as pessoas ajudem a reconhecer e preservar diferentes espécies animais que convivem conosco. Vários sofrem com a perda do habitat pelo desmatamento e degradação ambiental, além de serem vítimas do tráfico ilegal de espécies silvestres.

O Programa Natureza acontecerá a partir das 10h, no Espaço Museu Goeldi, com apoio do ProGoeldi, programa da sociedade civil coordenado pelo Instituto Peabiru, e o patrocínio do Banco da Amazônia.

Programa Natureza na Semana do Meio AmbienteCiência e Educação - A ideia central do Programa Natureza é o conceito de que “ciência se aprende até brincando”. Por meio de ações voltadas para o público infanto-juvenil, e utilizando a linguagem teatral, os educadores estimulam o hábito da aprendizagem da ciência e da relação afetiva das pessoas com a fauna e flora amazônicas. No geral, as atividades consistem em paródias de programas de auditório estrelados por animais. Em paralelo às encenações, os organizadores da ação educativa também pesquisam o que as crianças entendem de ciência.

O programa é estrelado pelo personagem Macaco Ximbica, interpretado pelo educador Alcemir Aires, e sua turma, as Onças (interpretadas por Diennef do Carmo e Bruna Loureiro) e a Coruja (por Cezar Ferreira). Juntos, eles prometem trazer bastante diversão para os visitantes do Museu Goeldi. Este ano, o espetáculo apresentará também a encenação "A beleza dos animais". Além do teatro, há também outras atrações interativas, como programas de auditório com perguntas e respostas. É o caso do jogo “Adivinhe se puder”, que propõe ajudar as crianças a descobrirem mais sobre as diferenças e a importância dos animais.

Quem participar das atividades do Programa Natureza no Espaço Museu Goedi - que reúne no prédio histórico Ernst Lohse a cafeteria, administrada pelo Me Gusta Creamery, e a livraria e loja, pela Samaúma Artesanato - concorrerá a brindes especiais.

Programa Natureza na Semana do Meio AmbienteDia do Meio ambiente - A programação ambiental do MPEG insere a instituição nas programações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima terça-feira (5). A data foi instituída pelas Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que aconteceu em Estocolmo, em 1972.  É celebrada todo dia 5 de junho, com o objetivo principal de chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. A Conferência de Estocolmo iniciou uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de estabelecer princípios para orientar a política ambiental em todo planeta. Em 2018, a ONU desenvolve o tema #AcabeComAPoluiçãoPlástica e chama a atenção de governos, setor privado, comunidades e indivíduos para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana.

Neste ano, o Museu Goeldi também chama atenção para os cuidados dos visitantes com a fauna do Parque Zoobotânico, solicitando que não espalhem lixo que pode ser consumido pela população animal, livre ou em cativeiro, provocando seu adoecimento. A fauna do Parque é majoritariamente originária de apreensões feitas por órgãos ambientais. São animais vítimas por perda de habitat, comércio e tráfico ilegal, ou humanizados em cativeiros inadequados. Em 2017, o Parque do Museu Goeldi acolheu e tratou 140 animais que apresentavam diferentes quadros clínicos. Atualmente, 21 desses animais – preguiças-reais, preguiças-comuns, macaco cuxiú, macaco de cheiro, quatis, tucanos, corujas, periquitos, papagaios, ararajubas e tartarugas - ainda estão sob cuidados especiais da equipe de veterinária do Goeldi. Quando recuperados, eles serão devolvidos aos órgãos ambientais ou se transformarão em moradores do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

Texto: Karolina Pavão e Joice Santos

Serviço | Programa natureza e Abertura da Semana do Meio Ambiente

Data: Domingo (03/05), às 10h.

Local: Espaço Museu Goeldi, Parque Zoobotânico (Av. Gov. Magalhães Barata, 376 - São Bráz, Belém – PA).