Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciência no período colonial

Ciência no período colonial

Pesquisadora portuguesa Maria Adelina Amorim participa do Café com Ciência no Museu Goeldi
publicado: 24/05/2016 16h15, última modificação: 21/02/2018 16h31

Agência Museu Goeldi - Amanhã (25), às 15h, será realizada o Café com Ciência “Missão e ciência: Conhecimento e saberes no decurso da evangelização” na sala de reunião da Coordenação de Ciências Humanas (CCH), no Campus de Pesquisa do MPEG. A palestra será ministrada pela Drª Maria Adelina Amorim, do Centro de História da Universidade de Lisboa. A pesquisadora estuda a história e cultura do Brasil, com ênfase no Grão-Pará e Maranhão; história, arte e pedagogia de missões catequizadoras, em especial as franciscanas; e estudo de línguas.

Amorim concluiu o doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com um trabalho intitulado “A Missionação Franciscana na Amazônia Colonial, 1620-1750: agentes, estruturas e dinâmicas”. A palestra sediada pelo Museu Goeldi será palco de uma discussão que permeia a pesquisa da historiadora: como a ciência fazia parte das relações de evangelização e os tipos de saberes originados desta convergência de aprendizagens geográficas, antropológicas, naturalistas, entre outras.

O Café com Ciência acontece no Campus de Pesquisa, na Avenida Perimetral, 1901. A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público.

Serviço:
Café com Ciência
Palestra:
Missão e ciência: Conhecimento e saberes no decurso da evangelização
Palestrante: Maria Adelina Amorim (Centro de História da Universidade de Lisboa)
Horário: 15h
Local: Sala de reunião da Coordenação de Ciências Humanas, no Campus de Pesquisa do MPEG (Av. Perimetral, 1901).

Texto: Juliana Araujo