Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciência Itinerante

Ciência Itinerante

Museu Goeldi dinamiza Mostra de Ciência e Cultura com exposição, jogos, palestras e programa de auditório
publicado: 03/04/2014 12h00, última modificação: 28/08/2017 13h43

Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), mais uma vez, participa da Mostra de Ciência e Cultura, coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo no Estado do Pará. A Mostra reúne minicursos, oficinas, palestras, seminários e exposições interativas de várias instituições de ensino e pesquisa do Pará, com atividades destinadas à valorização das tradições culturais de cada lugar.

A mostra itinerante teve início em Acará, nos dias 26 e 27 de março. Essa semana é Goianésia do Pará que recebe a programação, nos dias 02 e 03 de abril. Mas também chega em Concórdia do Pará (09 e 10/04), Salvaterra (24 e 25/04), São João de Pirabas (07 e 08/05), Maracanã (14 e 15/05), Bragança (21 e 22/05) e termina em Irituia (28 e 29/05).

Exposição – Os alunos dos municípios de Goianésia do Pará vão poder participar da exposição Nós e o Ambiente, que relaciona assuntos do cotidiano ao meio ambiente. Concebida e montada por técnicos do Museu Goeldi, a exposição conta com oito painéis com medidas a serem tomadas para melhorar a relação do homem com o meio ambiente. Entre os assuntos abordados, os visitantes encontrarão assuntos como diferentes tipos de poluição (sonora, visual e do ar), além de água e lixo.

No final da exposição, os visitantes poderão apresentar manifestações em um painel interativo, escrevendo a sua opinião e questionamentos a partir do enunciado “Que mudanças de hábitos você está disposto a incorporar no seu cotidiano?”.

Kits e Jogos - Paralelo a exposição Nós e o Ambiente, o museu vai dinamizar kit’s e jogos educativos, preparados pelos participantes do Clube do Pesquisador Mirim – uma proposta educativa do MPEG que proporciona os primeiros contatos com métodos e técnicas científicas.

São três kits disponíveis: Espécies Ameaçadas, que apresenta plantas e animais da Amazônia, suas características gerais e os principais causadores das ameaças de extinção; “Cones do MPEG”, onde são apresentadas  animais e plantas do Parque Zoobotânico, peças de acervos e as áreas de pesquisa. Outra atração é “Meio Ambiente em Jogo”, uma brincadeira de memória que estimula a discussão sobre o tempo de decomposição de determinados objetos que são jogados na natureza.

Palestra – Durante a itinerância da Mostra pelos oito municípios selecionados para receber a programação, o arte-educador, Alcemir Aires, e o biólogo e bolsista, Cezar Ferreira, ambos do Museu Goeldi, ministram a palestra “A importância dos animais no meio ambiente”. O objetivo dos palestrantes é apresentar características e comportamentos de alguns animais e suas relações (com o meio ambiente, outros animais e com o homem), lendas, sua importância e, ainda, desmistificar opiniões relacionados a fauna e flora amazônica.

Programa Natureza - Comandado pelo personagem Macaco Ximbica e sua turma, a atração tem a estrutura de um programa de auditório, e aborda de forma lúdica assuntos realtivos à fauna, flora, a diversidade ambiental e o humana da Amazônia. Essa programação também conta com apresentações de vídeos comentados.

O Programa Natureza socializa junto ao público resultados de pesquisas da instituição, por meio de performance teatral, gincanas, brincadeiras, jogos cooperativos, distribuição de brindes entre outros.

Mostra Estadual - Destinada aos alunos do ensino médio e fundamental, a Mostra acontece em oito municípios do interior do estado, e oferece um espaço de descoberta e reflexão por meio de atividades expositivas e interativas. O projeto itinerante foi criado em 2009 e, a cada ano, homenageia um pesquisador paraense com reconhecida produção científica em qualidade e quantidade, que esteja envolvido na formação de recursos humanos voltados para a pesquisa científica.

O homenageado de 2014 é o pesquisador e vice-reitor da UFPA, Horácio Schneider, doutor em Genética e Biologia Molecular (1984) e pós-doutor na Universidade de Stanford (2001). No ano de 2013, o homenageado foi o escritor, antropólogo, musicólogo, jornalista e folclorista paraense Vicente Sales. Em 2012, a homenagem foi para o médico paraense Camillo Vianna.

Além do Museu Goeldi (MPEG), a Mostra Estadual de Ciência e Cultura conta com a participação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), o Planetário do Pará, a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Parque de Ciências, a Associação Agroecológica Iara, o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Em 2013, mais de 50 mil visitantes participaram das atividades da Mostra, que percorreu 12 municípios paraenses, como Salinópolis, Terra Alta, Tucuruí, Soure, entre outros. O projeto itinerante integra as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Em 2014, o itinerário da Mostra abrange os municípios de Acará (26 e 27/03), Goianésia do Pará (02 e 03/04), Concórdia do Pará (09 e 10/04), Salvaterra (24 e 25/04), São João de Pirabas (07 e 08/05), Maracanã (14 e 15/05), Bragança (21 e 22/05) e Irituia (28 e 29/05).

Texto: Silvia Leão