Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciência avançada

Ciência avançada

Museu Goeldi apresenta 20 anos de presença na Floresta Nacional de Caxiuanã em exposição durante a SBPC em Recife
publicado: 24/07/2013 14h15, última modificação: 14/08/2017 11h10

Agência Museu Goeldi – Em visita ao estande do Museu na Expo T&C - Mostra de Ciência e Tecnologia, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, conheceu as principais ações em 20 anos de presença na Floresta Nacional de Caxiuanã. O Ministro Marco Antonio Raupp, esteve ontem à noite visitando os estandes das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), na ExpoT&C, que acontece em Recife até a sexta-feira, dia 26.

No estande do Museu Goeldi, que apresenta a mostra sobre os 20 anos de existência da Estação Científica Ferreira Penna, localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Pará, o Ministro foi recebido pela Coordenadora da Estação, Graça Ferraz. Na oportunidade, Marco Antonio Raupp manifestou interesse em participar das atividades comemorativas aos 20 anos, a serem realizadas no mês de outubro de 2013.

Quem também esteve visitando o estande do Museu Goeldi, foi o Secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, do MCTI, Oswaldo Baptista Duarte Filho.

Palestras – Como parte das atividades da ExpoT&C, a pesquisadora e coordenadora da Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), Graça Ferraz, ministrou palestra sobre os 20 anos de atividades de pesquisa e de interação com as comunidades do entorno da ECFPn.

Graça Ferraz destacou os resultados das pesquisas desenvolvidas na Flona para a ciência assim como os trabalhos de educação e desenvolvimento socioeconômico junto às comunidades residentes na floresta e no seu entorno, por meio do Programa Floresta Modelo. Segundo a coordenadora, as ações empreendidas pelo Museu Goeldi na área permitem que os moradores do entorno se incorporem ao cotidiano da Estação participando das mais diversas atividades, como o auxilio a pesquisadores em campo.

Fábio Nauras Akhras, pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer –CTI, parceiro nas atividades do Floresta Modelo, falou sobre as ações de inclusão digital no contexto social das comunidades de Caxiuanã. O pesquisador destacou a importância de capacitar professores e alunos para a inclusão social e digital por meio da educação científica.

Serviço: A Exposição: “Caxiuanã: uma Estação Científica no coração da floresta” segue até o dia 26 de julho de 2013 no Pavilhão da Feira ExpoT&C-SBPC- Campus da Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Texto: Lilian Bayma de Amorim