Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cerâmicas arqueológicas e a representação dos corpos em debate no “Café com Ciência”

Evento do Museu Goeldi convida a conhecer o simbolismo dos corpos representados nas cerâmicas arqueológicas encontradas na Amazônia, como a marajoara
publicado: 29/08/2016 15h15, última modificação: 19/02/2018 16h33

Agência Museu Goeldi – O “Café com Ciência” encerra a programação de agosto do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) com um debate sobre a representação dos corpos em cerâmicas arqueológicas da Amazônia. O evento é gratuito e acontecerá nessa quarta-feira (31), às 15 h, no Campus de Pesquisa da instituição, em Belém.

Corpo e identidade – Evidências do passado, os artefatos cerâmicos, como vasos, urnas e estatuetas, podem revelar as crenças e formas de sociabilidade dos povos ancestrais que habitaram o território amazônico antes da colonização portuguesa. A representação do corpo, especialmente o humano, é uma constante nas cerâmicas regionais encontradas por arqueólogos ao longo das últimas décadas e um dos traços da identidade desses antepassados.

O corpo é um tema recorrente nas cerâmicas arqueológicasNo próximo “Café com Ciência”, o tema será apresentado pela arqueóloga Cristiana Barreto. Cristiana é doutora pela Universidade de São Paulo (USP), desenvolve estudos na Amazônia há mais de dez anos e atualmente é pesquisadora bolsista de Capacitação Institucional no Museu Goeldi. No MPEG, a arqueóloga investiga os padrões de variabilidade nas representações do corpo nas cerâmicas arqueológicas da Amazônia. Esses padrões podem servir como um recurso metodológico nas inferências sobre origens e identidades dos complexos culturais identificados pela arqueologia.

“Parte-se do pressuposto de que tanto a linguagem escultórica, como os atributos físico-visuais retratados nas cerâmicas antropomorfas estão intimamente ligados a noções nativas de corpo, pessoa, corpo e alma, e natural e sobrenatural”, explica a arqueóloga na apresentação do projeto de pesquisa.

Segundo Cristiana, o corpos representados no material cerâmico apresentam “noções intimamente relacionadas à maneira como os diferentes povos veem a si mesmos, constituindo, portanto, um excelente índice para se entender identidades e diversidades culturais no passado amazônico”.

Café com Ciência -  Organizado mensalmente pela Coordenação de Ciências Humanas (CCH) do Museu Goeldi, o “Café com Ciência” propõe o debate de questões atuais de relevância social de forma descontraída – cada participante leva algo para compartilhar no lanche ao final do encontro.

Texto: João Cunha

Serviço:

Café com Ciência
Tema: “Corpo e identidade nas cerâmicas arqueológicas da Amazônia”
Palestrante:
 Dra. Cristiana Barreto (PCI/Museu Paraense Emílio Goeldi)

Data: 31/08/2016
Horário: 15h
Local: Sala de reunião da Coordenação de Ciências Humanas (CCH), no Campus de Pesquisa do MPEG (Av. Perimetral, nº 1901, bairro Terra Firme)