Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brinque com as miniaturas da fauna amazônica neste domingo

Brinque com as miniaturas da fauna amazônica neste domingo

No próximo 16 de agosto, os visitantes estão convidados para aprender a montar e pintar os mamíferos e aves eleitas pelo gosto popular.
publicado: 14/08/2015 11h00, última modificação: 14/06/2018 11h58

Agência Museu Goeldi – Neste sábado (15), o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) completa 120 anos de existência. Para celebrar o aniversário, a instituição programou um mês de comemorações. Neste domingo (16), haverá uma série de atividades especiais, como o Programa Natureza e a oficina “Brinque com as miniaturas”, que será realizada na tenda “Viva Amazônia”.

Na Tenda Viva Amazônia, o público poderá conferir as versões em miniatura de papel dos animais Araracanga (Ara macao), Onça-Pintada (Panthera onca), Ariranha (Pteronura brasiliensis) e Guará (Eudocimus ruber), espécies que integram a fauna do Parque Zoobotânico. No mesmo espaço, será possível colorir e montar as miniaturas dos bichos, que serão disponibilizadas no Portal do MPEG a partir do dia 20, quinta-feira, acompanhadas de matérias com informações sobre os mesmos.

O dia será animado pelo “Programa Natureza”, ação educativa do Museu Goeldi, que utiliza a linguagem teatral.  O macaco Ximbica, personificado pelo arte-educador Alcemir Aires, e Onça-Pintada comandam uma paródia de um programa de auditório, no qual apresentam brincadeiras e fazem jogos educativos que estimulam o ensino e aprendizagem da ciência em crianças, adolescentes e adultos.

Sobre o projeto

O “Viva Amazônia” é uma iniciativa do Museu Goeldi e do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, através da Escola da Biodioversidade Amazônica – Ebio, que busca divulgar, de maneira lúdica, as coleções e o saber científico e cultural produzido pela instituição, através de notícias acompanhadas de multimídia e brindes para download.

Esta é a segunda edição do projeto, que tem como mote os animais da Amazônia, especialmente os que compõem o plantel do Parque Zoobotânico. Os animais foram escolhidos durante o mês de julho na campanha “Quero ter uma miniatura de papel”. Os seguidores da página oficial do Museu Goeldi no Facebook votaram nos seus bichos preferidos, compartilhando as ilustrações deles em um álbum criado especialmente para a promoção. Além da araracanga, guará, ariranha e onça-pintada, os seguidores votaram também em outros animais que habitam o Zoobotânico, como o gavião real (Harpia harpyja), ararajuba (Guaruba guarouba), anta (Tapirus terrestris) e macaco aranha (Ateles geoffroyi).

A primeira edição do “Viva Amazônia”, intitulada “Viva a Fauna Livre”, abordou animais que vivem livremente no Parque, como a cutia (Dasyprocta leporina), tamanduaí (Cyclopes didactylus), garça-branca-grande (Ardea alba) e bicho-preguiça (Bradypus variegatus).

Texto: Victor Lopes

Oficina “Brinque com as miniaturas”

Data: 16/08/2015

Hora: 9h