Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bolsas de iniciação científica do Museu Goeldi: novas inscrições

Bolsas de iniciação científica do Museu Goeldi: novas inscrições

O período para as submissões de propostas é do dia 19 a 22 de junho. Podem se inscrever estudantes de qualquer curso de graduação. Neste ano serão ofertadas 90 bolsas.
publicado: 30/05/2018 10h00, última modificação: 30/05/2018 15h52

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi divulgou os editais para os programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq). As submissões de propostas começam no dia 19 de junho e vão até o dia 22. No total, serão ofertadas 90 bolsas (87 PIBIC e três PIBITI), no valor de 400 reais cada, com vigência entre agosto de 2018 a julho de 2019. O resultado da seleção deve ser divulgado até o dia 26 de julho.

Inscrição – Podem se inscrever estudantes matriculados em qualquer curso de graduação, mas os candidatos não devem ter mais de duas reprovações no histórico escolar e nem possuir vínculo empregatício. Também não serão aceitos candidatos que pertençam ao mesmo círculo familiar que o orientador. A seleção final será realizada pelo Comitê de Avaliação Interno do Museu Goeldi.

As bolsas são voltadas a estudantes de graduação, que desenvolverão um projeto voltado à publicação em periódicos científicos, sob orientação de um pesquisador e/ou tecnologista doutor vinculado ao MPEG. O projeto deverá ser preferencialmente associado a um projeto institucional, de grupos de pesquisa ou individual. Ao término de vigência da bolsa, os contemplados deverão apresentar um relatório final de pesquisa, na data estabelecida pelo programa.

Documentos – Os interessados devem entregar o formulário do candidato preenchido, o comprovante de matrícula no curso de graduação com o semestre que cursa e o histórico escolar atualizado. Também serão necessários o número do CPF e o link para o currículo lattes do graduando, que deve estar atualizado.

Essa documentação deve ser enviada pelo orientador juntamente com o subprojeto do aluno contendo título, palavras-chave, introdução, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma de execução e referências. A formatação do projeto deve seguir as normas da ABNT.

Todos os documentos devem ser enviados para o e-mail pibic@museu-goeldi.br. As inscrições que apresentarem documentação incompleta serão desconsideradas.

Prazos – O período para submissão de propostas inicia no dia 19 de junho e encerra no dia 22 de junho. A divulgação dos resultados deve ocorrer entre os dias 23 e 26 de julho. Após o resultado, os estudantes devem fazer sua indicação de interesse até o dia 15 de agosto, por meio da plataforma PIBIC/CNPq.

PIBITI – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

PIBIC – O programa de iniciação científica tem como principal objetivo despertar a vocação científica, incentivando talentos potenciais. O PIBIC possibilita o domínio do método científico, desenvolvimento do pensar e a criatividade do jovem universitário para a pesquisa. Com essa premissa, o programa contribui de forma decisiva para o ingresso dos alunos na pós-graduação.

Serviço | Lançamento dos editais PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq 2018/2019

Data para submissão de propostas: 19 a 22 de junho

Data para divulgação dos resultados: 23 a 26 de julho

Início das atividades: agosto de 2018

Inscrições via e-mail pibic@museu-goeldi.br

Documentos | PIBIC/CNPq/MPEG

Edital 001/2018 PIBIC/CNPq/MPEG.

Modelo de formulário do orientador para o PIBIC/CNPq/MPEG.

Modelo de formulário do candidato para o PIBIC/CNPq/MPEG.

Documentos | PIBITI/CNPq/MPEG

Edital 001/2018 PIBITI/CNPq/MPEG.

Modelo de formulário do orientador para o PIBITI/CNPq/MPEG.

Modelo de formulário do candidato para o PIBITI/CNPq/MPEG.