Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Boletim de Ciências Naturais abre chamada para submissão de artigos

Boletim de Ciências Naturais abre chamada para submissão de artigos

“Chaves taxonômicas para a biodiversidade amazônica” será o tema de edição especial do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Os pesquisadores interessados em publicar seus trabalhos têm até o dia 28 de fevereiro de 2021 para fazer o envio on-line.
publicado: 31/08/2020 15h39, última modificação: 31/08/2020 15h39
Chamadaboletim-miniatura

Agência Museu Goeldi - O “Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais” está com chamada aberta para a submissão de artigos que serão publicados na edição de agosto de 2021, com o tema “Chaves taxonômicas para a biodiversidade amazônica”. O Conselho Editorial da publicação científica receberá os trabalhos até o dia 28 de fevereiro do próximo ano.

Para este número especial, os estudos devem conter chaves de identificação de qualquer nível taxonômico (e.g. ordem, subordem, família, subfamília, tribo etc.) registrados na Amazônia (e.g. chave para as subfamílias do táxon X da Amazônia). Adicionalmente, serão aceitos trabalhos com chaves de ampla abrangência, que incluam táxons amazônicos (e.g. chave para as subfamílias do táxon X do Brasil; chave para o gênero X da região Neotropical). É importante destacar que artigos contendo chaves de táxons de uma área menor, dentro da região amazônica (e.g. estado, província, província biogeográfica, bioma, habitat etc.), devem ser evitados.

Os autores devem considerar ainda que as chaves taxonômicas podem ser de qualquer um dos tipos existentes (e.g. chave dicotômica, pictórica etc.) e o artigo deve conter, como resultado, um pequeno parágrafo para cada um dos táxons apresentados na chave. Quando necessário, informações sobre a raridade e a vulnerabilidade devem ser apresentadas. Além disso, o artigo deve conter imagens das estruturas mencionadas na chave.

A publicação aceita colaborações em português, espanhol e inglês submetidas a uma de suas quatro seções: artigos científicos, notas de pesquisa, memória e resenhas bibliográficas, conforme orientações detalhadas disponíveis on-line, nas “instruções aos autores”.

Trajetória - Um dos periódicos científicos mais antigos do Brasil, o “Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais” divulga estudos originais nas áreas de Biologia (Zoologia, Botânica, Biogeografia, Ecologia, Taxonomia, Anatomia, Biodiversidade, Vegetação, Conservação da Natureza) e Geologia. Os leitores podem acessar a publicação gratuitamente pela portal da instituição.

A mais recente edição, intitulada “A Mirmecologia brasileira no século XXI”, é composta por 25 artigos de diversas áreas do conhecimento e oriundos de grupos de pesquisas de todas as regiões do Brasil e do exterior.

Serviço | Submissão de artigos para o “Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais”

Prazo: até 28 de fevereiro de 2021

Instruções aos autores: