Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biodiversidade da Amazônia e evolução das espécies em debate
conteúdo

Agência de Notícias

Biodiversidade da Amazônia e evolução das espécies em debate

O Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC) promove na manhã desta terça-feira (31), seminário para debater os avanços no tema biodiversidade amazônica e evolução. À tarde, os especialistas discutem a exploração mineral e o desenvolvimento sustentável. Ambos os seminários acontecem no Museu Goeldi. Ao fim do dia, no Hangar Centro de Convenções, será assinado um acordo de cooperação entre os dois países
publicado: 27/10/2017 18h00, última modificação: 10/11/2017 14h25

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi hospeda nesta terça-feira (31), no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico, seminários científicos sobre a “biodiversidade amazônica e evolução” e “exploração de recursos minerais e desenvolvimento sustentável na Amazônia”. Os eventos reúnem pesquisadores para discutir o avanço dos estudos nesses campos, compartilhar experiências e definir metas de cooperação. A realização é do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC), do qual o Museu Emílio Goeldi faz parte, e conta com a parceria da Embaixada Real da Noruega no Brasil e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Programação – A programação em Belém faz parte da Semana de Negócios e Ciência Brasil-Noruega, que inclui atividades em mais 3 cidades brasileiras: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Após as boas vindas, a primeira sessão do seminário “biodiversidade amazônica e evolução” terá como tema a “Cooperação em pesquisa e as oportunidades de financiamento”. Participam do debate: Nils Martin Gunneng, Embaixador da Noruega no Brasil; Alex Fiúza de Mello, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET-PA); Rune Andersen, representante do Conselho de Pesquisa da Noruega; Carlos Alberto Bezerra Tomaz, representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Mauricio Syrio Alves, Superintendente da FINEP; Eduardo Costa, Diretor-Presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA); Eduardo Bizzo, Gerente do Fundo Amazônia do BNDES; Stein-Gunnar Bondevik, Diretor de Inovação da Noruega.

Na segunda sessão o tema é “A biodiversidade amazônica e evolução”, com apresentações dos pesquisadores: Torkjell Leira, do BRC e da Universidade de Oslo; Hugo de Boer, da Universidade de Oslo; Jonathan Ready, da Universidade Federal do Pará; Alexandre Aleixo, do Museu Emílio Goeldi; Jan T. Lifjeld, da Universidade de Oslo.

A programação encerra com a sessão “Resumo: para onde vamos daqui?”, sintetizando os resultados e os desafios das pesquisas a serem desenvolvidas na região. Participam da mesa Nilson Gabas Jr., diretor do Museu Goeldi; Marcel do Nascimento Botelho, reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia; Morten Dæhlen, reitor da Faculdade de Matemática e Ciências Naturais da Universidade de Oslo; e Claudio Szlafsztein, diretor de Acordos da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA.

A partir das 13h30, também será realizado no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico, o Seminário “Exploração dos recursos minerais e desenvolvimento sustentável na Amazônia”. O evento vai reunir representantes de universidades, do setor privado, do governo e da sociedade civil para compartilhar experiências, resultados de pesquisa e discutir os desafios para alcançar o equilíbrio entre a exploração de recursos minerais e o desenvolvimento sustentável.

Às 18h30, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, representantes do governo do Brasil e da Noruega e do BRC assinam acordo de cooperação. Confira a programação completa. Para saber mais sobre a Semana de Negócios e Ciência Noruega-Brasil, que ocorre entre os dias 31 de outubro e 13 de novembro, clique aqui e aqui para saber mais.

BRC – Fundada em 2013, o BRC foi criado com o objetivo de compreender a biodiversidade da Amazônia, o impacto das mudanças climáticas na região e os desafios para a sua preservação. O consórcio reúne instituições de pesquisa e da indústria voltadas para a produção de conhecimento e para a construção de uma sociedade sustentável. Ao todo, cinco instituições fazem parte do BRC: a empresa HydroUniversidade de Oslo (Noruega), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Atualmente estão sendo desenvolvidos no consórcio 13 projetos de pesquisa distribuídos em três eixos temáticos: pesquisa e monitoramento de biodiversidade em áreas de mineração; fluxos de gases de efeito estufa e de carbono relacionados às operações de mineração; restauração de florestas tropicais, incluindo restauração da biodiversidade e de solos florestais.


ServiçoSeminário de Pesquisa: biodiversidade amazônica e evolução.

Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

Data: 31 de outubro de 2017, de 8h às 12h30.

 

Programação

8h – Credenciamento e café

8h30 – Boas-vindas

8h40 – Sessão 1: Cooperação em pesquisa e as oportunidades de financiamento.

            Nils Martin Gunneng | Embaixador da Noruega no Brasil

Alex Fiúza de Mello | Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET-PA)

Rune Andersen | Representante do Conselho de Pesquisa da Noruega

Carlos Alberto Bezerra Tomaz | Representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Mauricio Syrio Alves | Superintendente da FINEP

Eduardo Costa | Diretor-Presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA)

Eduardo Bizzo | Gerente do Fundo Amazônia do BNDES

Stein-Gunnar Bondevik | Diretor de Inovação da Noruega

10:00-10:15 – Coffee break.

10h15 – Sessão 2: Biodiversidade amazônica e evolução.

Torkjell Leira | Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega

Hugo de Boer | Universidade de Oslo

Jonathan Ready | Universidade Federal do Pará

Alexandre Aleixo | Museu Paraense Emílio Goeldi

Jan T. Lifjeld | Universidade de Oslo

12h10 – Resumo: Para onde vamos daqui?

Nilson Gabas Jr | Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi

Marcel do Nascimento Botelho | Reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia

Morten Dæhlen | Reitor da Faculdade de Matemática e Ciências Naturais da Universidade de Oslo

Claudio Szlafsztein | Diretor de Acordos da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará.